Evangelho segundo São João 10,31-42.
Naquele tempo, os judeus agarraram em pedras para apedrejarem Jesus.
Então Jesus disse-lhes: «Apresentei-vos muitas boas obras, da parte de meu Pai. Por qual dessas obras Me quereis apedrejar?»
Responderam os judeus: «Não é por qualquer boa obra que Te queremos apedrejar: é por blasfémia, porque Tu, sendo homem, Te fazes Deus».
Disse-lhes Jesus: «Não está escrito na vossa Lei: "Eu disse: vós sois deuses"?
Se a Lei chama "deuses" a quem a palavra de Deus se dirigia, e a Escritura não pode abolir-se,
de Mim, que o Pai consagrou e enviou ao mundo, vós dizeis: "Estás a blasfemar", por Eu ter dito: "Sou Filho de Deus"?
Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis.
Mas se as faço, embora não acrediteis em Mim, acreditai nas minhas obras, para reconhecerdes e saberdes que o Pai está em Mim e Eu estou no Pai».
De novo procuraram prendê-lo, mas Ele escapou-Se das suas mãos.
Jesus retirou-Se novamente para além do Jordão, para o local onde anteriormente João tinha estado a batizar, e lá permaneceu.
Muitos foram ter com Ele e diziam: «É certo que João não fez nenhum milagre, mas tudo o que disse deste homem era verdade».
E muitos ali acreditaram em Jesus.
Tradução litúrgica da Bíblia
Santo Agostinho(354-430)
bispo de Hipona (norte de África),
doutor da Igreja
Sermões sobre o Evangelho de João,
n.°48,9-11;CSL 36,417
Acreditar em Cristo
«Se a Lei chama "deuses" a quem a palavra de Deus se dirigia, e a Escritura não pode abolir-se, de Mim, que o Pai consagrou e enviou ao mundo, vós dizeis: "Estás a blasfemar", por Eu ter dito:
"Sou Filho de Deus"?»
De facto, se Deus falou aos homens para que eles fossem chamados deuses, como poderia a Palavra de Deus, o Verbo que está em Deus, não ser Deus? Se os homens, porque Deus lhes fala, se tornam participantes da sua natureza e se tornam deuses, como poderia esta Palavra, por onde lhes chega tal dádiva, não ser Deus? Quando te aproximas da Luz e a recebes, tornas-te filho de Deus; se te afastares, permaneces na escuridão e tornas-te filho das trevas (cf 1Tess 5,5). «Acreditai nas minhas obras, para reconhecerdes e saberdes que o Pai está em Mim e Eu estou no Pai». O Filho de Deus não diz «o Pai está em Mim e Eu estou no Pai» no sentido em que os homens o podem dizer. De facto, se os nossos pensamentos forem bons, estamos em Deus; se a nossa vida for santa, Deus está em nós. Quando participamos na sua graça e somos iluminados pela sua luz, estamos nele e Ele em nós. Mas o que é próprio do Senhor é diverso do que é uma dádiva feita ao seu servo; o que é próprio do Senhor é a igualdade com o Pai e a dádiva atribuída ao servo é participar no Salvador.
«De novo procuraram prendê-lo». Que pena não O terem prendido – mas pela fé e pela inteligência, não para O atormentar e O matar! Neste momento em que vos falo, todos, vós e eu, queremos prender Cristo. Que significa prender? Significa compreender. Mas os inimigos de Cristo procuravam outra coisa. Vós prendei-lo para O possuir, eles queriam prendê-lo para O destruírem. E, porque queriam prendê-lo desta forma, o que fez Jesus? «Escapou-Se das suas mãos». Não conseguiram prendê-lo porque não tinham as mãos da fé. Nós prendemos verdadeiramente a Cristo se o nosso espírito captar o Verbo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário