quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - “Ressurreição e amor”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
O mandamento de Jesus
               Na Quaresma contemplamos os passos da formação do novo povo de Deus através do anúncio, do batismo, da atividade dos apóstolos e mesmo da perseguição. Nos próximos domingos refletiremos os capítulos 13 a 17 do Evangelho de João, nos quais Jesus mostra o núcleo do Evangelho. Ali está o sentido de Sua Vida, a finalidade da Paixão e da Ressurreição que culminarão na Ascensão e na Glorificação como Senhor do Universo. Este núcleo é o Amor. Tudo em Jesus partia e conduzia ao amor, pois Deus amou de tal modo o mundo que enviou seu Filho para o perdão de nossos pecados, para viver a Vida de comunhão de amor com o Pai. No texto do Evangelho de João (13,31-35), ouvimos: “Filhinhos, “Eu vos dou um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto conhecerão que sois meus discípulos se tiverdes amor uns aos outros”. Temos aí a direção da vida cristã: amai-vos. E ensina a maneira de amar: “Como Eu vos amei”. É seu mandamento. Isso vai ocorrer quando estivermos unidos entre nós e com Ele (Jo 17,21). A Ceia de Jesus está sob a luz do amor. Jesus já manifestara Seu amor e queria levá-lo ao extremo (Jo 13,1) isto é, até à Cruz. Este amor é Dom misterioso que Jesus implora sobre os seus. O Dom é o Espírito que é o Amor. O amor de Cristo é o tema central da salvação no Novo Testamento e também será desenvolvido nas cartas de Paulo (Rom 8,37). O amor para que se amem. Ele será a garantia da missão: “Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros”. Será esta a preocupação da Igreja e das comunidades e dos indivíduos. O novo mandamento é a síntese de todo ensinamento de Jesus. É a vida da comunidade. É a garantia de vida eterna. Este mandamento deve ser a primeira norma da vida da Igreja.
Novo céu e nova terra
               O livro do Apocalipse foi escrito para orientar a vida da comunidade em meio às perseguições. Nele João mostra a comunidade glorificada que é a comunidade dos seguidores que se reúnem para que o Evangelho seja vivo. Ela é o primeiro anúncio que se faz de Cristo. Os novos céus começam aqui na terra onde se vive o amor. Mesmo tendo já a vida eterna, ela passa, como Jesus, pelos sofrimentos. “É preciso passar por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus” (At 14,22), diz Paulo aos novos cristãos. Para anunciar, a comunidade, envia Paulo e Barnabé em missão. Ao voltarem, narram os frutos de sua missão. A missão é de toda a comunidade e a ela se devem prestar contas. Ninguém vai em próprio nome. A fé cristã propicia o individualismo.
A comunidade dos ressuscitados
            Jesus ensina o modo de amar como Ele amou, como aprendeu de seu Pai, como reza o salmo 144: “Misericórdia e piedade é o Senhor. Ele é paciência, é compaixão. O Senhor é bom para com todos. O Senhor é muito bom para com todos, Sua ternura abraça toda criatura”. É um amor universal. O amor se realiza no concreto, como nos cobrará o Juízo Final (Mt 25,31-46). Tem um direcionamento exato como Jesus o fez: amou os pobres, os doentes os excluídos, os pecadores. Conservar tradições de orações e ritos que não comprometem a vida, não corresponde à novidade de Jesus. A comunidade é o novo céu, a nova terra. Ser espiritual não retira o dever de ser concreto, como vimos no testemunho do Papa Francisco. Celebrando a Eucaristia realizamos nossa comunhão com Deus: “pelo diálogo deste sacrifício nos fazeis participar de vossa única e suprema Divindade”

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