quarta-feira, 22 de novembro de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Ruptura com a Palavra”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1202.Liberdade diante da Palavra
            Deus é o maior defensor da liberdade humana. Mesmo sendo o Criador, o Redentor e o Santificador, jamais ultrapassa o limite da liberdade da pessoa, deixando-lhe a liberdade de escolha. Mostra os caminhos, os perigos e os prejuízos, mas deixa à pessoa o dom da escolha. Acontece que o homem e a mulher escolheram contra a proposta de Deus, como é simbolizado no pecado do homem no Paraíso. Deus propunha que não escolhessem a morte. Assim se entendeu que o pecado é o rompimento com a Palavra de Deus. Esta é a história da humanidade diante da Palavra: fugir da aliança com Deus para a qual fomos criados.  Nisso podemos compreender o que significa pecado: Fechar-se ao Deus que nos chama à comunhão. “A Palavra de Deus revela inevitavelmente também a dramática possibilidade que tem a liberdade do homem de fugir deste diálogo de aliança com Deus, para o qual fomos criados” (VD,26). A educação para orientar a liberdade está em sair de si e acolher a Palavra. Os 10 mandamentos, que sintetizam a proposta de Deus, não são cercas, mas indicações. Deus indica o caminho a seguir, pois quer o bem da pessoa. Romper a aliança com Deus teve sempre pesadas consequências para a vida do povo. Deus disse a Caim: “Se praticares o bem, não andarás de cabeça erguida? Mas se não fizeres o bem, o pecado estará de espreita à tua porta; ele se esforça para conquistar-te, mas tu deves dominá-lo” (Gn 4,7). É uma maneira de nos explicar como acontece o rompimento da aliança de comunhão com o Deus que Se revela. A raiz do pecado está dentro de nós, no centro de nossas opções, na consciência que é sacrário de nosso encontro com Deus. Quando recusamos ouvi-lo, o que se chama desobediência, pecamos.
1203. Palavra que nos revela
            A Palavra de Deus revela o homem ao homem. Ela nos mostra quem somos na verdade, anuncia a presença de Deus em nossa consciência e revela a raiz de nossas opções. A tendência a não obedecer é o que chamamos de tentação. Lembramos aqui as tentações de Jesus (Mateus 4,1-11) que são as mesmas que passamos. “A Palavra divina desvenda o pecado que habita o coração humano” (VD 26). Podemos assim entender como as pessoas aceitam tantas coisas vindas de outras religiões com facilidade e recusam até com violência a proposta da Palavra de Deus. A Palavra questiona nossas opções que são o orgulho e denuncia nossas atitudes que são o hedonismo dos prazeres e cobra a fraternidade. Por isso vemos o empenho da sociedade de tirar os símbolos religiosos e se atacar a Igreja em suas fragilidades. É um modo de ocultar-se diante da própria consciência. Lembramos a atitude de Adão escondendo-se da presença de Deus, dizendo que estava nú (Gn 2,10).
1204. Palavras de misericórdia
            Junto com a certeza da existência do mal, temos a garantia da rica misericórdia de Deus. Sabemos que Deus, em Cristo, nos perdoou antes de merecermos o perdão (Rm 5,8). Mesmo que a imensidão do mal pareça sem saída, temos sempre a possibilidade de redenção e início da vida nova em Cristo (DV,26). Quem salva é Jesus. Ele fez o caminho para  todos em sua obediência total até à morte de Cruz. Por isso, só poderemos convencer alguém sobre o mal do pecado, quando mostrarmos o amor misericordioso de Deus. Só o amor deixa ver a malícia do pecado e conduz à conversão. Por isso é preciso ver a importância de ouvir a Palavra de Deus e realizar a comunhão Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário