segunda-feira, 20 de novembro de 2017

EVANGELHO DO DIA 20 DE NOVEMBRO

Evangelho segundo S. Lucas 18,35-43.
Naquele tempo, quando Jesus Se aproximava de Jericó, estava um cego a pedir esmola, sentado à beira do caminho. Quando ele ouviu passar a multidão, perguntou o que era aquilo. Disseram-lhe que era Jesus Nazareno que passava. Então ele começou a gritar: «Jesus, filho de David, tem piedade de mim». Os que vinham à frente repreendiam-no, para que se calasse, mas ele gritava ainda mais: «Filho de David, tem piedade de mim». Jesus parou e mandou que Lho trouxessem. Quando ele se aproximou, perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». Ele respondeu-Lhe: «Senhor, que eu veja». Disse-lhe Jesus: «Vê. A tua fé te salvou». No mesmo instante ele recuperou a vista e seguiu Jesus, glorificando a Deus. Ao ver o sucedido, todo o povo deu louvores a Deus.
Tradução litúrgica da Bíblia 
Comentário do dia: 
Odes de Salomão (texto cristão hebraico do início do século II) n.º 21
«Seguiu Jesus, glorificando a Deus.»

Ergui os braços aos céus 

para a graça do Senhor. 
Ele libertou-me das correntes, 
atirando-as para longe de mim; 
o meu protetor elevou-me 
pela sua graça e a sua salvação. 

Despi-me das trevas 
e vesti-me de luz. 
Vi que o meu corpo não sentia 
dificuldades, dor ou angústia. 

O pensamento do Senhor socorreu-me muito, 
assim como a sua comunhão incorruptível. 
A sua luz exaltou-me, 
caminhei na sua presença, 
e aproximar-me-ei dele, 
louvando-O e glorificando-O. 
O meu coração transbordou, 
invadiu-me a boca e jorrou-me nos lábios. 
A exultação do Senhor e o seu louvor 
alegram o meu rosto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário