quarta-feira, 10 de julho de 2024

REFLETINDO A PALAVRA - “No correr dos dedos”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Um evangelho em gotas
 
Um dia, celebrando a Missa no Santuário de Aparecida, perguntei aos milhares de cristãos ali presentes quem tinha o terço no bolso ou bolsa. Para minha surpresa, a maioria mostrou seu terço. É belo ver pessoas pela rua, fazendo caminhada, ou dirigindo, rezando o terço. Achei muito bonito ver o Papa Bento XVI enfiar a mão no bolso e tirar o terço como uma coisa tão costumeira. Por que rezamos o terço? É uma tradição muito antiga na Igreja católica. Quando o latim deixava de ser uma língua do povo, muitos monges que não sabiam latim, em lugar dos 150 salmos, rezavam tantos Pai-Nossos, contando-os com grãos que depois foram unidos. Com o tempo foram acrescentas as Ave-Marias. Passou-se depois a dar os motivos da contemplação. João Paulo II acrescentou mais uma parte que chamou de Mistérios da Luz. A oração do terço é o evangelho em gotas. O Pai-Nosso foi-nos dado por Jesus. A Ave-Maria, na primeira parte, é a narrativa da anunciação e da visita a Isabel. São frases bíblicas. A segunda parte são ensinamentos evangélicos: pedido de rezar por nós. O glória ao Pai é o louvor. Unidos no Corpo Místico de Cristo, rezamos uns pelos outros, tanto vivos como mortos. Na meditação dos mistérios, quando dizemos contemplemos os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos, lembramos a vida de Jesus narrada pelo Evangelho, desde o nascimento até à glorificação. Os mistérios que lembram privilégios de Maria nos ensinam que viver o Evangelho conduz todos os cristãos à Glória para a Paz. Conhecendo melhor o Evangelho, podemos resumi-lo cada dia na recitação do rosário. Amar a Bíblia não é só recitar textos, mas torná-los presentes em nossa vida cotidiana como uma conta gotas.
Rezando pelos necessitados 
A sabedoria do povo de Deus sempre soube encontrar caminhos para o desenvolvimento de sua fé. Isso ocorreu nos dois mil anos de nossa história cristã. Muita coisa pode não ser boa para o momento, muita coisa pode ser purificada, mas não se pode jogar fora os tesouros de sabedoria cristã inspirados pelo Espírito. A oração do terço tem mais um aspecto importante: rezar pelos outros. A oração de intercessão é a mais pura, pois está livre do egoísmo que só pensa em si. Tem um poder de apresentar a Deus as necessidades das pessoas como que garantindo a Deus que precisam de sua ajuda. Jesus rezou por nós na ceia: “Não rogo somente por eles, mar pelos que, por meio de sua palavra, crerão em mim” (Jo 17,20). Podemos e devemos rezar uns pelos outros, tanto vivos como defuntos. Os que estão em Deus, rezam por nós no Espírito. Por isso é bom lembrar na oração as necessidades dos outros. 
Variedade da mesma oração 
O terço tem um modo tradicional de ser rezado. Mas pode ser modificado e enriquecido com novas criatividades que aprofundem a oração. Não pode ser repetição de papagaio, mas oração que nasce do coração. Não há posição prescrita. Muitos perguntam se pode rezar deitado. Para quem tem problema de sono, é uma beleza. A oração é relaxante. Pode ser rezado por partes, podem-se acrescentar outras reflexões, como o terço meditado que traz uma frase da Palavra para cada Ave-Maria. O melhor mesmo é manter a simplicidade, como é simples quem o reza. Tenha sempre seu terço à mão. Mas, mesmo sem o terço de contas, podemos contar nos dedos. Esse terço foi fabricado por Deus quando nos criou. O importante é rezar. O como depende de cada um. Bendito seja quem consome seus dias na oração.
ARTIGO PUBLICADO EM OUTUBRO DE 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário