Evangelho segundo São Lucas 9,7-9.
Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu dizer tudo o que Jesus fazia e andava perplexo, porque alguns diziam: «É João Batista que ressuscitou dos mortos».
Outros diziam: «É Elias que reapareceu». E outros diziam ainda: «É um dos antigos profetas que ressuscitou».
Mas Herodes disse: «A João mandei-o eu decapitar. Mas quem é este homem, de quem oiço dizer tais coisas?». E procurava ver Jesus.
Tradução litúrgica da Bíblia
Bispo de Hipona(norte de África),
doutor da Igreja
Sermões sobre a 1ªCarta de São João,I,3
«E procurava ver Jesus»
Escreve São João:
«Anunciamos-vos a vida eterna, que
estava junto do Pai e que se
manifestou a nós; o que vimos
e ouvimos, isso vos anunciamos»(1Jo1,2-3).
Ouvi bem: «Anunciamos-vos o que vimos e ouvimos». Eles viram o próprio Senhor presente em carne, ouviram da boca do Senhor as suas palavras e anunciaram-no-las. E nós ouvimos, seguramente, mas não vimos. Seremos então menos felizes que os que viram e ouviram? Então, por que motivo acrescenta São João estas palavras: «Anunciamo-la também a vós, para que também estejais em comunhão connosco». Eles viram, mas nós não, e no entanto estamos em comunhão com eles, porque temos a mesma fé.
Ao discípulo que Lhe pediu para tocar a fim de crer o Senhor disse, para nos consolar, a nós que não podemos tocar-Lhe, mas podemos alcançar a Cristo pela fé: «Felizes os que creem sem terem visto!» (Jo 20,29). É de nós que Ele fala, é a nós que Ele designa. Que se cumpra então em nós esta bem-aventurança prometida pelo Senhor! Acreditemos com todas as nossas forças naquilo que não vemos; os que viram anunciam-no-lo, para que estejamos em comunhão com eles e tenhamos a «plenitude da alegria» (v. 4).
Nenhum comentário:
Postar um comentário