O santo profeta Oséias, filho de Beeri (Berí) da Tribo de Isacar, viveu e pregou no Reino de Israel no tempo próximo a sua destruição. O início de suas atividades proféticas corresponde ao final do reinado de Jeroboão II (782-752), aproximadamente no ano 740 750 a.C, até a queda de Samaria em 722. Eram tempos de decadência espiritual do povo de Israel, crescimento da idolatria e dissolução moral. A pressão da beligerante Assíria provocava a instabilidade política de Israel e frequentes ataques.O profeta Oséias acusava energicamente seus contempiorâneos por seus vícios e, em particular, pelos repelentes costumes pagãos copiados dos povos vizinhos. Oséias profetizava os desastres que adviriam.De sua vida pessoal sabe-se que se casou com Gomer que lhe era abertamente infiel, o que levou a divorciar-se formalmente sem que, no entanto, eixasse de amá-la e compadecer-se dela. Este drama pessoal mostrou ao profeta quão duros eram os efeitos da traição espiritual do povo de Israel ao seu Deus, depois que recebeu os mandamentos no Sinai. Os hebreus quebrarm esta aliança, a profanaram e caíram em libertinagem espiritual. Por isso o Senhor predisse pela boca de seu profeta que os hebreus seriam rechaçados e que os pagãos seriam chamados ao Reino de Deus.Oséias denunciava os sacerdotes, acusando que haviam reduzido a fé em Deus a meras cerimônias formais, despidas de sentimentos, e que não instruíam o povo sobre a Lei de Deus. Mais adiante o profeta chama aos que ainda são capazes de atender à sua pregação. Diante da iminência da destruição de Israel, o profeta usou de todas as suas forças para despertar o sentimento de arrependimento. Porém, ele anteviu o que viria depois dos desastres e o que estava reservado ao final dos tempos, quando se dará a restauração completa do povo de Deus, quando todos os inimigos e, inclusive a morte, serão aniquilados. Algumas expressões de Oséias foram citadas em alguns escritos do Novo Testamento.:
Os 11, 1 >> Mt 2, 15; Os 6, 6 >> Mt 9, 13; Os 2, 23 >> 1 Pd 2, 10; Os 13, 14 >> 1 Cor 15, 55; Os 10, 8 >> Lc 23, 30, entre outros.
O conteúdo do livro do profeta Oséias segue basicamente o seguinte: sobre a esposa infiel e a infidelidade de Israel (1-2); sobre a fidelidade divina (3); acusação a Iscrael (4-7); Juízo de Deus sobre Israel (8-10); uma série de pregações curtas sobre os temas acima referidos (11-14); encerrando o livro com a promessa da salvação dos justos (14).
Nenhum comentário:
Postar um comentário