terça-feira, 26 de maio de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - Um Deus tão próximo

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
44 ANOS SACERDOTE
Quem é meu próximo? 
Na sequência do domingo retomamos os evangelhos do Tempo Comum. Estamos aprendendo a ser discípulos também seguidores de Jesus. O Deuteronômio nos diz o que significa ser povo de Deus. Ele não pretende criar um punhado de regras e leis que amarram o fiel com promessas até generosas. O que o Mestre deseja é que o Reino de Deus possa se desenvolver no mundo, a partir de seus discípulos. Na reflexão de hoje Jesus põe em relevo quem é o responsável primeiro pela situação do homem que sofre o ataque de bandidos. Isso não é uma história, mas o retrato falado do discípulo. Quais são atitudes que devem estar presente em seu discípulo? Conta então a parábola: Há um homem ferido na estrada. É o retrato de toda a humanidade. Os outros personagens são os detentores do poder espiritual. Era um sacerdote. É a expressão da religião judaica. A eles compete o louvor a Deus e a proclamação de sua vontade. A seguir vem o levita. São trabalhadores do templo e organizadores do Culto. Todos esses passam adiante. O culto era medido por seu esplendor. Por fim chega o samaritano que não era judeu, não tinha compromisso com o culto nem com a estrutura religiosa dos judeus. Para esses, ao havia lugar na religião. Eram hereges. Ele parou, viu, condoeu, desceu da montaria, fez os curativos, colocando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem sobre seu próprio animal e o levou a uma hospedaria. E cuidou dele. Depois continua sua viagem, já tendo adiantado os gastos que deveria fazer. E voltaria. Jesus pergunta: Quem é o próximo do homem que foi vítima? Eu sou próximo de cada homem. 
Cristo é a cabeça do Corpo 
Essa imagem do homem ferido lembra que Jesus, com todo o poder e glória, se abaixou para socorrer o homem caído. Ele é o bom samaritano que associa a Si tantos para continuarem sua missão. O homem ferido é a humanidade ferida pelo mal. Jesus é o bom samaritano que se entrega totalmente. A leitura de Colossenses nos ensina que a grandeza de Jesus, em todo seu mistério de glória. Cristo é a imagem do Deus invisível, primogênito de toda criatura. Lendo o texto percebemos que não nos é tirada a glória e a primazia de todas as coisas. Ele é sempre o primeiro, cabeça do corpo que é a Igreja. Está presente no mistério da Criação do universo. Tudo em nele participa dessa primazia. Deus quis habitar com toda sua plenitude. Paulo nos estimula a compreender e ligar a essa parábola ao hino de Colossenses. O que faz Jesus grande é justamente ter tido as atitudes de busca a todo homem sofredor. Por aí podemos entender que a grandeza de Cristo está em seu serviço para o louvor de Deus Pai. 
Um Deus próximo 
A leitura do Deuteronômio colocada como concretização da temática do Servo Sofredor e ao mesmo tempo glorioso. A grandeza de Cristo não vem de seus milagres, mas de sua capacidade de se unir a todo fiel em seu amor e levá-lo à plenitude de sua graça. A leitura de Deuteronômio nos convida a obedecer aos mandamentos que deu ao homem. É preciso conversão: Converte-te para o Senhor teu Deus com todo teu coração e tua alma. Esse mandamento não é difícil, nem fora de teu alcance. Está bem a teu alcance, está em tua boca e em teu coração para que o possas cumprir (Dt 30,10-14). A glória de Deus é o homem vivo. Deus não quer a morte do pecador, mas sim que se converta e viva. A figura do bom samaritano é o exemplo da vivência da lei de Cristo. A parábola do bom samaritano ensina obediência ao mandamento do amor. Assim seguimos a glória de Cristo. 
A pregação do jumento. 
Já ouvimos a história do jumento que, na entrada de Jerusalém, pensava que as palmas eram para ele. Foi só um instrumento útil. Na parábola do bom samaritano houve um serviço de caridade com o qual concorreu. Embora as parábolas de hoje lemos que o jumento do samaritano serviu de ambulância. Não levou um tesouro, mas a fonte de todos gestos de caridade que encontramos em nosso caminho. O gesto de caridade generosa com os sofredores constitui a fonte de bens para o universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário