domingo, 24 de maio de 2020

EVANGELHO DO DIA 24 DE MAIO

Evangelho segundo São Mateus 28,16-20. 
Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galileia, em direção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-no; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na Terra. Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Beato Columba Marmion
(1858-1923) abade 
«Procurar a Deus» 
Com Jesus, até ao Pai 
Não encontraremos melhor modelo para procurar a Deus que o próprio Jesus Cristo. Mas, perguntareis, como pode Cristo ser nosso modelo nisto? Como podia Ele procurar a Deus, se era o próprio Deus? É verdade que Jesus Cristo é Deus, «Deus de Deus, Luz de Luz» (Credo), que é o Filho do Deus vivo, igual ao Pai. Mas também é homem; Ele é autenticamente um dos nossos pela sua natureza humana [...]. E nós vemos a Cristo Jesus, qual gigante, lançar-Se em busca da glória de seu Pai. Essa é a sua disposição primordial. Pois não é verdade que, no Evangelho, Ele nos diz sobre Si mesmo: «Não faço a minha vontade, mas a vontade daquele que Me enviou» (Jo 5,30)? E, dirigindo-Se aos judeus, mostra que a sua doutrina é divina pelo facto de não procurar a sua própria glória, mas a glória daquele que O enviou (cf Jo 7,18). E tanto a procura, que não O preocupa a sua própria glória (cf Jo 8,15). Tem constantemente nos lábios as palavras «Meu Pai», e toda a sua vida é um magnífico eco deste brado: «Abba, Pai». Para Ele, tudo se resume a procurar a vontade e a glória de seu Pai. E que constância nesta busca! Ele próprio nos declara que nunca Se desvia desse fim: «Faço tudo aquilo que agrada a meu Pai» (cf Jo 8,29); e, na hora suprema dos último adeus, no momento em que Se entrega à morte, declara que cumpriu inteiramente a missão que recebeu do Pai (cf Jo 17,4). [...] Se, enquanto Deus, Jesus é o termo da nossa busca, enquanto homem, Ele é o seu modelo inexprimível, o exemplo único do qual não devemos nunca afastar os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário