segunda-feira, 25 de maio de 2020

EVANGELHO DO DIA 25 DE MAIO

Evangelho segundo São João 16,29-33. 
Naquele tempo, disseram os discípulos a Jesus: «De facto, agora falas abertamente, sem enigmas. Agora vemos que sabes tudo e não precisas que ninguém Te faça perguntas. Por isso acreditamos que saíste de Deus». Respondeu-lhes Jesus: «Agora acreditais? Vai chegar a hora — e já chegou— em que sereis dispersos, cada um para seu lado, e Me deixareis só; mas Eu não estou só, porque o Pai está comigo. Digo-vos isto, para que em Mim tenhais a paz. No mundo sofrereis tribulações. Mas tende confiança: Eu venci o mundo». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Teodoro Estudita(759-826) 
Monge de Constantinopla 
Catequese 28 
Mostremos uma alma corajosa! 
Que nada entrave a corrida daqueles que são, neste mundo, companheiros nesta vida evangélica; e, ainda que o caminho seja duro e penoso, avancemos com agilidade, mostremos uma alma corajosa e viril, ultrapassemos os obstáculos, passemos de carreiro em carreiro e de colina em colina, até subirmos à montanha do Senhor e nos estabelecermos no lugar santo da sua impassibilidade. Ora, os companheiros de viagem ajudam-se uns aos outros; por isso, como diz o apóstolo, «levai os fardos uns dos outros» (Gal 6,2), meus irmãos, e completai o que falta aos outros (cf 2Cor 8,14; Fil 2,30). À negligência que talvez reine hoje sucederá uma nobre coragem; hoje, estamos mergulhados na tristeza, mas eis que vimos à superfície e reencontramos a alegria; neste momento, as paixões levantam a cabeça, mas Deus não tardará em vir socorrer-nos, dominando-as e devolvendo-nos a calma; pois não te veremos como eras ontem e anteontem e não permanecerás sempre igual, meu caro, mas a graça de Deus virá a ti, o Senhor combaterá por ti e talvez venhas a dizer-Lhe, como o grande António: «Onde estavas ainda agora?», e Ele responder-te-á: «Queria assistir ao teu combate». Por isso, perseveremos, filhos, meus filhos, tenhamos um pouco de paciência, irmãos, meus irmãos. [...] Quem poderá ser coroado sem ter combatido? Quem poderá repousar sem estar fatigado (cf 2Tim 2,5-6)? Quem poderá colher os frutos da vida sem ter plantado as virtudes na sua alma? Cultivai-as, preparai a terra com o maior cuidado, trabalhai, transpirai, filhos, trabalhadores de Deus, imitadores dos anjos, competidores dos seres incorpóreos, tocha de quantos estão ainda no mundo (cf Fil 2,15)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário