quarta-feira, 30 de outubro de 2019

EVANGELHO DO DIA 30 DE OUTUBRO

Evangelho segundo São Lucas 13,22-30.
Naquele tempo, Jesus dirigia-Se para Jerusalém e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava. Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam?». Ele respondeu: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, vós ficareis fora e batereis à porta, dizendo: ‘Abre-nos, senhor’; mas ele responder-vos-á: ‘Não sei donde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo, e tu ensinaste nas nossas praças’. Mas ele responderá: ‘Repito que não sei donde sois. Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade’. Aí haverá choro e ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaac e Jacob e todos os Profetas, e vós a serdes postos fora. Virão muitos do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e sentar-se-ão à mesa no reino de Deus. Há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Simeão o Novo Teólogo
(c. 949-1022),monge grego 
Hino 53, SC 196 
Reconhecer desde já a porta aberta 
Vê, ó Cristo, a minha angústia, vê a minha pouca coragem, vê como me faltam as forças, vê também a minha pobreza, vê a minha fraqueza e tem piedade de mim, ó Verbo! Brilha agora sobre mim, como outrora, e esclarece a minha alma, ilumina os meus olhos para que te vejam, ó luz do mundo (Jo 8,12), tu que és a alegria, a felicidade, a vida eterna, as delícias dos anjos, tu que és o Reino dos Céus e o Paraíso, a coroa dos justos, o seu Juiz e o seu Rei. Porque escondes o teu rosto? Porque Te afastas de mim, Tu, que és o meu Deus e que nunca queres afastar-Te dos que Te amam? Porque foges de mim, porque me queimas, porque me feres e me esmagas? Tu sabes que Te amo e Te busco com toda a minha alma. Revela-Te, como prometeste [...] Abre-me de par em par a sala do banquete, meu Deus; sim, não feches a porta da tua luz, ó meu Cristo! «Imaginas, ó filho dos homens, que podes forçar-Me com as tuas palavras? Que dizes tu, insensato? Que escondo o meu rosto? Desconfias, por pouco que seja, que Eu vou fechar-te as portas e os batentes? Suspeitarás de que Me afastarei de ti? Que dizes tu? Que Eu te inflamo, te queimo, te esmago? Verdadeiramente, as tuas palavras não são justas nem justo é o teu pensamento. Escuta antes as palavras que vou dizer-te. Eu era luz, mesmo antes de ter criado todas as coisas que vês. Estou em toda a parte, estava em toda a parte, e, como como fiz todas as criaturas, estou em toda a parte e em tudo. [...] Considera os meus benefícios, observa os meus desígnios, aprende quais são os meus dons! Manifestei-Me ao mundo e manifestei o meu Pai, derramei em abundância o meu santíssimo Espírito sobre todos os seres vivos, sem exceção. Revelei o meu nome a todos os homens e disse-lhes, pelas minhas obras, que sou o Criador, que sou o Autor do mundo. Mostrei e mostro agora tudo o que era preciso fazer.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário