quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

REFLETINDO A PALAVRA-“Mãe que não se esquece”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
Deus é colo
               Mãe não esquece o filhinho. Mesmo se acontecesse, Deus não se esqueceria de nós. O Evangelho ensina que Deus é mais que Pai, é Mãe, como nos ensinava Papa João Paulo I. A segurança da criança é o colo da mãe. A segurança do cristão é o colo deste Pai que é também Mãe. Para indicar a segurança que Deus nos dá, quando confiamos nele, Jesus usa uma bela poesia na parábola falando como vivem os pássaros e se vestem as flores. Deus cuida deles. E mais, de seus filhos. Jesus deu esse testemunho quando o tentador disse para que transformasse as pedras em pães. Afirma que o homem vive também da Palavra de Deus. Vivendo a Palavra seremos servidos como Ele, por anjos, (Mt 4,11). Deus, por sua Palavra, dispõe tudo para o bem das pessoas. Não vivendo a Palavra, somos como os pagãos que se preocupam só com os bens materiais. Por isso afirma: “Buscai  em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mt 6,33). Basta viver a Palavra que tudo estará encaminhado. Não significa não fazer nada e esperar que Deus ou os outros cuidem de nós. Vivendo a vida nova do Reino haverá o necessário para todos, não como cair do céu, mas brotado da terra trabalhada com serenidade para o bem de todos. Se Deus cuida das plantas que hoje são belas e amanhã estarão secas, quanto mais vai cuidar de nós. Ele nos chama ainda de homens de pouca fé. A fé remove montanhas. Mas não remove o coração fechado. A pregação de Jesus era para a conversão: “Convertei-vos porque o Reino de Deus está próximo” (Mt 4,17). Mudando a mentalidade poderemos viver como os pássaros e as flores, seguros no colo do Pai.
Servir a Deus
               Para vencer o stress da vida e as tentações das falsas seguranças que colocamos nos bens materiais, Jesus nos ensina servir a um único Senhor, pois servir a dois não é possível. A segurança do dinheiro é falsa. O que acontece no coração das pessoas é colocar a segurança nos bens materiais. Uma coisa é a responsabilidade de conduzir a vida, outra é a dependência destes bens. Deus não aceita concorrente nem rival. O evangelho usa, no original, o termo “mamona”, que significa o lucro iníquo que é ídolo que se adora. Paulo manda trabalhar para comer o próprio pão com tranqüilidade”(2Ts 3,12), Diz o evangelho: “A cada dia bastam seus próprios problemas” (Mt 4,34). Viver da providência é assumir a própria responsabilidade. O termo odiar, no linguajar hebraico, significa preferir. Jesus ensina a não perder a alma por causa do encanto efêmero mas servir a Deus pois cuida de nós.
Servidores de Cristo

               No Reino, no qual todos são servidos por Deus, cada um é chamado a  ser administrador dos ministérios de Deus. Refere-se não só aos responsáveis da comunidade, mas a todos. Deus é providente, mas quer que participemos deste seu amor, de tal modo que as pessoas se sintam amadas e cuidadas por Deus através de seus servidores. É preciso servir com a segurança de que somos acompanhados pelo Senhor. Agir como se tudo dependesse de nós quando tudo depende de Deus. Quem se aproxima de nós que se sinta no colo de Deus pelo modo que os tratamos. A comunidade é lugar do acolhimento e da solução de todos os sofrimentos do povo. Ouvindo a Palavra na celebração conhecemos o valor dos bens materiais e a segurança que Deus nos dá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário