terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Força transformadora do amor”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA - REDENTORISTA
912. Homens novos
            Amor não é só um sentimento, mas uma força que transforma. A encarnação de Jesus não foi um fim de semana mal sucedido que Deus passou entre nós. Ela é a total transformação de todo o universo. Deus entrou em nossa carne e por ela em todo o universo criado. Ele não refez o mundo, mas “fez novas todas as coisas” (Ap 21,5). Deus nos deu seu Filho que, fazendo-se homem, colocou o princípio da renovação. Esta renovação é dar o sentido de Deus a todas as coisas. Paulo escreve: “Deu-nos a  conhecer o mistério de sua vontade... para levar o tempo a sua plenitude: a de, em Cristo, recapitular todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra” (Ef 1,9-10). Tudo toma sentido em Cristo, tudo é transformado em Cristo. Na geração dos filhos de Deus pela fé, pois “aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1,12), todos foram feitos novos. Os homens novos são movidos pelo amor que transforma. Este amor, força de transformação, está em cada pessoa que vai renovar o mundo. Que tipo de transformação? Sabemos que o mundo também esperava por sua renovação, como escreve Paulo: “A criação foi submetida à vaidade – não por seu querer,mas por vontade daquele que a submeteu – na esperança de ela também ser liberta da escravidão da corrupção para entrar na liberdade da glória dos filhos de Deus. Pois sabemos que a criação inteira geme e sofre as dores de parto até o presente” (Rm 8,20-22). Como o homem submeteu o mundo ao sofrimento, também será o homem renovado em Cristo que trará o mundo para a liberdade da glória dos filhos de Deus. A redenção envolve tudo o que cerca o homem renovado. S. Francisco nos dá o testemunho de irmão universal. Deus amor em cada pessoa transforma todas as realidades.
913. Mundo melhor
            Deus fez bem todas as coisas (Gn 1,31). Deu o mundo para o homem como um jardim para ele cultivasse (Gn 2,8). Ao dizer ao homem: “Crescei e multiplicai-vos e enchei a terra e dominai-a” (Gn 1,28), diz que o faça sempre melhor. Não o fizera incompleto, mas a ser enriquecido pelo homem. A presença de Deus no homem através do amor atinge todas as suas realidades criadas e construídas pelo homem. Quanta coisa não se fez melhor nestes séculos para o bem das pessoas. O mundo está sempre melhor. Se existem catástrofes e ferem as pessoas é porque ainda não se chegou ao bom uso dos dons dados ao homem para viver bem no mundo. Um vulcão pode fazer um desastre. Maior o é se a população constrói onde as lavas passarão. A enchente atinge as casas construídas em zona de risco. A causa pode ser falta de atenção ou necessidade financeira. Vemos como podemos mudar o quadro quando nos deixarmos dirigir pela sabedoria do amor de Deus.
914. Diálogo com o mundo
O amor de Deus ao se manifestar estabeleceu um diálogo com o mundo na própria pessoa de Jesus onde dialogam a natureza humana e a divina num perfeito equilíbrio. Esse diálogo Jesus continuou na vivência com sua comunidade. Ele conhecia seu mundo. Para nós é necessário continuar este diálogo conhecendo as culturas e as realidades concretas das pessoas. Não podemos implantar o Reino e pregar o Evangelho desconhecendo com o ouve e o acolhe. Jesus expressa o amor do Pai propondo: se alguém quer... Necessariamente a Igreja necessita sair de sair de si e ir ao encontro de todo homem e mulher e dialogar para poder dizer as palavras de Jesus e a comunicação do Pai, com toda a intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário