quarta-feira, 19 de agosto de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Nele faremos nossa morada”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
382. Habitados por Deus
            “NEle nós vivemos e somos” (At 17,28). Para confirmar seu pensamento, Paulo cita até Arato, um autor pagão de Creta, que diz em seu livro Fenômenos “nós somos também de sua raça. Conhecemos, nas Escrituras, tantos textos que nos falam dessa presença de Deus em nós: “Nós viremos a ele e nele faremos nossa morada” (Jo 14,23), diz Jesus a respeito de quem ouve e pratica sua palavra; “Quem come sua carne e bebe seu sangue, permanece em mim e Eu nele” (Jo, 6,56). Pelo Batismo, Eucaristia e demais sacramentos existe uma participação da vida de Deus. Deus habita a pessoa de modo permanente. Não é um privilégio de almas santas. Mas é um dom a todo homem e mulher, sem distinção. O pecado não corta a presença, pode cortar a comunhão de vida. Essa inabitação (Deus habitar em nós) é o dom fundamental, pois o Espírito nos foi dado. Ele coloca-nos na vida da Trindade. “E nossa comunhão é com o Pai e o Filho”, escreve João (1Jo 1,3). Essa comunhão de vida é como a vida humana que possuímos. Nós a vivemos, nem tanto a sentimos. Sentimos quando faz falta. A meu ver a dificuldades é perceber para explicar. Como os santos a viveram? Temos uma fé intelectual de conceitos, bons, mas não suficientes. É preciso compreender nossa relação com Ele, como nós somos, um todo. Assim podemos assegurar que, quando somos capazes de dar vida, é porque temos a Vida. Quando somos capazes de acolher a vida do outro e da natureza é porque a temos. Somos habitados por Deus e Deus faz-nos sensíveis à vida dEle nos outros. É curioso como, se nos preocupamos sentindo falta dessa vida, é porque a possuímos como consciência. Deus é o Tudo que se faz sempre mais presente, como um vácuo que nos puxa para dentro de si. Quanto mais luz, mais trevas, pois a luz de Deus obscurece para que a busquemos mais ainda. Quanto mais em Deus, mais frágeis e pecadores, porque sua luz nos esclarece. Quanto mais fortes nele, mais fracos somos, porque sua força nos atrai mais fortemente. Quanto mais saciados, mais fome temos, porque é o sustento que esvazia para que o busquemos mais. Quanto mais dessedentados, mais sedentos.
383. Corpo de Cristo
            A habitação de Deus é sermos com Cristo e com todas as outras pessoas um único corpo. Somos Corpo de Cristo. Ele é a cabeça e nós somos os membros. Membros de Cristo e membros uns dos outros (Ef 4,25). É uma vitalidade divina que perpassa todo o organismo. Paulo fala de junturas. Quem faz a união de todos esses membros é o mesmo que nos insere na vida divina, o Espírito Santo. Somos membros que tornam presente Cristo ao mundo. Somos sua manifestação. Jesus diz: “Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14,9), e pode dizer quem vos ouve a mim ouve (Lc 10,16), quem vos vê a mim vê. Somos extensão de sua vida. Essa dimensão de ser Corpo de Cristo é a habitação de Deus em nós.
384. Novo modo de viver

            Essa vida divina em nós, não é somente algo espiritual, mas penetra todas as nossas atitudes. Se vivermos em Deus, com Ele agiremos. Criamos um novo modo de viver. Vivendo a vida de Deus temos as mesmas atitudes e mentalidade de Cristo. Somos chamados a ser seus imitadores. Paulo diz: “Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo” (1Cor 11,1). Paulo mostra a loucura que tem por Cristo. Por isso vemos nele o grande vigor. “Minha vida eu a vivo na fé em Deus que me amou e se entregou por mim” (Gl 2,20). Esse novo modo de viver em nós modifica nossas atitudes para com os outros. Cristo não é uma idéia, é uma pessoa à qual estamos unidos e com a qual vivemos a mesma vida, por isso agimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário