Chrysogonus morreu em Aquileia, Itália em 304 DC.
Ele é um dos santos incluídos no cânon da Missa.
Era um oficial romano convertido ao cristianismo e por sua vez converteu vários outros a sua fé. Ele é dito como sendo amigo de Santa Anastácia de Sirmium e foi o seu guia na fé cristã.
Santa Anastácia diz que o sucesso de Chrisógono como missionário fez com que as autoridades o prendessem e o deixaram por meses em péssimas condições. Chrisógono foi enfim martirizado para renegar a sua fé e finalmente decapitado durante as perseguições do Imperador Diocleciano.
Seu corpo foi atirado ao mar, mas recuperado por um cristão chamado Zoilus.
O Papa Sylvestre I construiu uma igreja sobre sua tumba na primeira metade do século 4° . Sua tumba foi escavada no início do século XX, 6 metros abaixo do solo onde está a presente igreja de São Chrisogonus em Roma, onde Chrisógono tem sido venerado pelo menos desde o fim do 5° século. O seu Santuário contem a cabeça de São Crisógono e um de seus braços que hoje é orgulhosamente preservado no altar.
Um teto soberbamente dourado e decorado foi criado no 17° século.
O grande mestre Giovanni Guencino pintou o "Triunfo de São Chrysogonus."
Ele é mostrado na arte litúrgica da Igreja como um jovem cavalheiro com o escudo com o emblema IHS .As vezes é mostrado sendo içado d’água por um peixe.
Sua festa é celebrada no dia 24 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário