segunda-feira, 24 de novembro de 2014

DIMAS O BOM LADRAO

PADRE CLÓVIS DE JESUS
BOVO CSsR
Numa ilha perto da Europa, muitos séculos atrás, existiu um jovem admirado por todos, por suas virtudes. Além disso, era um verdadeiro artista da música; compunha músicas, cantava e tocava-as muito bem, no seu violão. Havia uma tradição na ilha: No dia em que aparecesse uma estrela diferente no céu, era sinal que havia nascido o rei dos reis, que seria defensor dos pobres. O rapaz acreditava nesta tradição, e desejava muito encontrar-se com esse rei. Por isso, todas as noites ele observava o céu, para ver se não havia uma estre-la diferente. Numa noite, ele viu uma nova estrela; era muito bonita e estava inclinada para o Sudeste. Vou encontrar-me com esse rei, pensou ele. Certamente a estrela está indicando a direção em que ele nasceu. Vou levar meu violão e cantar para ele uma de minhas canções. Seus pais ficaram com medo. 
-“Você nunca saiu desta ilha, filho!”. 
Entretanto, devido à sua insistência, acabaram permitindo, e o jovem foi, com a bênção dos pais e de todo o seu povo. O dinheiro que ele tinha deu apenas para chegar até o Continente. Depois, foi caminhando a pé, sempre na direção da estrela, que cada semana ficava mais alta e bonita. À noite, ele cantava para a estrela, ensaiando as músicas... Trinta e três anos depois que saiu de casa, chegou a Jerusalém. A estrela desapareceu. Nessas alturas, ele já era um mendigo, um andarilho. Quando estava com fome, roubava coisas para comer, e várias vezes tinha sido preso e apanhado pelos policiais. Vivia triste; esquecera todas as suas canções. Mas a esperança de encontrar o grande rei ainda continuava viva. Contaminado pela corrupção, um dia em Jerusalém ele foi pego pela polícia roubando a bolsa de uma senhora muito importante.
Foi preso e condenado à morte. Enquanto levava sua cruz para ser crucificado, percebeu que havia outros dois ao seu lado. Um era ladrão e o outro foi vítima da inveja dos poderosos e traído por um amigo seu. Inclusive a mãe dele seguia atrás, junto com algumas mulheres. Agora, os três já estão levantados nas cruzes. O sol se escurece, vem um vento forte. E ele avista, no alto de céu, uma linda estrela. É aquela! Ficou feliz ao vê-la. Estava mais bela que nunca, e bem em cima, no meio do céu. Então ele tem certeza: o rei que procuro é este que está aqui no meio. Vira-se para ele e pede com humildade:
-“Senhor, lembra-te de mim, quando estiveres no teu reino’. 
Jesus lhe respondeu:
-‘Ainda hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23,42-43). 
Lição: Esse jovem chamava-se Dimas. É São Dimas, o bom ladrão. Todos nós andamos pela vida procurando uma pessoa honesta, boa, digna de ser imitada. E nesta caminhada, quanta decepção, quanta corrupção...! Mas não percamos a esperança, pois essa pessoa existe, e chama-se Jesus Cristo. Diga para ele: eu estou com você e não abro mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário