Nicomedes, sacerdote romano, na época de Domiciano, século I, enterrava os cristãos, vítimas das perseguições. Por isso, foi preso, e, ao se recusar a oferecer sacrifícios aos deuses, foi assassinado e jogado no rio Tibre, em Roma. Seu corpo, recolhido por um clérigo, foi enterrado na Via Nomentana.
https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia.html
Emblema: Palma
Martirológio Romano: Em Roma, São Nicomedes, mártir, cujo corpo, sepultado no cemitério da Via Nomentana, foi homenageado pelo Papa Bonifácio V com uma basílica sepulcral.
Ele é mencionado na lendária 'passio' dos santos Nereu e Aquiles composta nos séculos V-VI, cujo autor afirma que Nicomedes era sacerdote (presbítero).
Foi descoberto enquanto sepultava o corpo do mártir Felicola e preso por um certo Flacco, por não querer sacrificar aos deuses, foi submetido a uma cruel flagelação, durante a qual morreu; seu corpo foi jogado no Tibre; um de seus clérigos, chamado Giusto, recuperou-o e enterrou-o num pequeno jardim ao longo da Via Nomentana.
O autor da 'passio' não menciona o dia da sua morte, mas pelo contexto pode-se deduzir que foi na época do imperador Domiciano (51-96), estudos e revisões subsequentes levantam a hipótese de 15 de setembro; enquanto outra 'passio' do século VII situa a sua morte em 1 de junho sob Maximiano (240-310).
Em todo caso, a existência e o culto deste mártir Nicomedes são atestados por documentos dignos de fé, enquanto a informação biográfica é incerta; além disso, ele é mencionado em pelo menos oito 'Martirológios' históricos, no 'Romano' sua festa permaneceu em 15 de setembro.
Já no século VII, sabe-se que os peregrinos veneravam o túmulo do mártir na Via Nomentana, onde o Papa Bonifácio V (619-625) mandou construir uma basílica, posteriormente restaurada por Adriano I (†795).
Autor: Antonio Borrelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário