domingo, 15 de setembro de 2024

São Nicomedes, mártir, na via Nomentana

Nicomedes, sacerdote romano, na época de Domiciano, século I, enterrava os cristãos, vítimas das perseguições. Por isso, foi preso, e, ao se recusar a oferecer sacrifícios aos deuses, foi assassinado e jogado no rio Tibre, em Roma. Seu corpo, recolhido por um clérigo, foi enterrado na Via Nomentana. 
https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia.html
Emblema: Palma 
Martirológio Romano: Em Roma, São Nicomedes, mártir, cujo corpo, sepultado no cemitério da Via Nomentana, foi homenageado pelo Papa Bonifácio V com uma basílica sepulcral. 
Ele é mencionado na lendária 'passio' dos santos Nereu e Aquiles composta nos séculos V-VI, cujo autor afirma que Nicomedes era sacerdote (presbítero). Foi descoberto enquanto sepultava o corpo do mártir Felicola e preso por um certo Flacco, por não querer sacrificar aos deuses, foi submetido a uma cruel flagelação, durante a qual morreu; seu corpo foi jogado no Tibre; um de seus clérigos, chamado Giusto, recuperou-o e enterrou-o num pequeno jardim ao longo da Via Nomentana. O autor da 'passio' não menciona o dia da sua morte, mas pelo contexto pode-se deduzir que foi na época do imperador Domiciano (51-96), estudos e revisões subsequentes levantam a hipótese de 15 de setembro; enquanto outra 'passio' do século VII situa a sua morte em 1 de junho sob Maximiano (240-310). Em todo caso, a existência e o culto deste mártir Nicomedes são atestados por documentos dignos de fé, enquanto a informação biográfica é incerta; além disso, ele é mencionado em pelo menos oito 'Martirológios' históricos, no 'Romano' sua festa permaneceu em 15 de setembro. Já no século VII, sabe-se que os peregrinos veneravam o túmulo do mártir na Via Nomentana, onde o Papa Bonifácio V (619-625) mandou construir uma basílica, posteriormente restaurada por Adriano I (†795). 
Autor: Antonio Borrelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário