Sobre Basila sabemos alguns detalhes do seu martírio, durante a perseguição de Diocleciano e Maximiano: foi decapitada e, nos lugares por onde a sua cabeça rolou, brotaram, milagrosamente, sete fontes. Foi enterrada na Via Salária Antiga, mas suas relíquias são veneradas em Couvert, França.
Etimologia: Basilia = rainha, real, do grego
Emblema: Palma
Martirológio Romano: Em Roma, na antiga Via Salaria, deposição de São Basílio, mártir, sob os imperadores Diocleciano e Maximiano.
Seu nome aparece em 16 de agosto no manuscrito de Sens (século X) do Martirológio Hieronimiano. Há também menção a um lugar denominado Sainte-Bazile em dois forais de 1216 e 1285. É sem dúvida São Basílio o padroeiro de Couvert, perto de Juaye-Mondaye, na diocese de Bayeux. Não recebemos nenhuma outra notícia sobre ela além do seu martírio, do sofrimento sofrido pela sua fé e da difusão do seu culto. Segundo a lenda, sete fontes jorraram milagrosamente nos locais tocados por sua cabeça decepada. Ela não deve ser confundida com Sasilia cujas relíquias, trazidas para Roma, se encontram no Hotel Dieu em Bayeux.
Autor: Pierre Villette
Fonte:
Biblioteca Sanctorum
Nenhum comentário:
Postar um comentário