domingo, 8 de setembro de 2024

REFLETINDO A PALAVRA - “O milagre da Hóstia”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Reparti o pão entre vós
 
Já há séculos que ocorrem milagres referentes à Eucaristia. Normalmente estão ligados a um momento de falta de fé do celebrante ou por um acidente. Tudo muito bonito. Podemos acolher sua mensagem no que tem de ensinamento. Mas há um milagre que ultrapassa a todos esses e que pode ser visto e seguido por todos. É o milagre que Jesus fez na Ceia da Quinta-Feira Santa. Esse é milagre, é de fé, se comunica a todos, não só a privilegiados. Naquela noite Jesus tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos dizendo: Tomai todos e comei. Depois tomou o cálice de vinho e disse: Bebei dele todos, pois isto é meu sangue, derramado por muitos para a remissão dos pecados (Mt 26,26-29). Ele mesmo explicou o milagre, como lemos em João: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele” (Jo 55-56). A Hóstia e o Vinho consagrados são o Corpo e o Sangue de Cristo dados para a vida do mundo (51). Quando tomamos a Hóstia e o Vinho consagrados, recebemos Cristo que permanece em nós. É o grande milagre que fez o Senhor. Dei-nos a Vida e a Salvação através de um pedaço de pão e um pouco de vinho que são seu Corpo e seu Sangue. Como o alimento se transforma em nós, Ele nos transforma Nele. O segundo milagre é tê-Lo como alimento que nos une à sua missão de salvação do mundo. Ele nos associa a sua Vida e sua Missão de Salvação. Esta salvação não é só espiritual, mas dar vida aos necessitados. A fé nos ressuscita para ressuscitar os vitimados pelo mal não só espiritual, mas também corporal e social. Isso significar repartir. 
Ressurreição aplicada à política 
O milagre da Hóstia continua fazendo maravilhas. Aumentar a participação eucarística não é aumentar o número dos que comungam. É importante que se comungue bem. Contudo, comungar bem não se refere só à pureza para receber o Corpo do Senhor. Trata-se de assumir o Sacramento em sua intenção primeira que é a remissão dos pecados, isto é, de todos os males que atingem o mundo. Nós espiritualizamos tanto os sacramentos que se acabou no individualismo espiritual, mudando sua finalidade. É por isso que não crescemos, pois tiramos o vigor do sacramento. O milagre é continuar em nós a missão redentora de Cristo, salvando o mundo. Nós recebemos não só um mandamento de ir evangelizar, mas é a presença de Cristo em nós que continua a evangelização e restauração da pessoa e do mundo. Por isso é política e social, pois se interessa pela realidade das pessoas. O milagre da Hóstia, que recebemos é mudar as realidades de fome, sofrimento, doença, falta de condição de vida do povo, como bem conhecemos. 
Fazendo a diferença. 
O cristão voltado só para si, ou as Igrejas pensam só para seus interesses, não é como quer Jesus Cristo. Somos do Mal porque o Mal não faz o Bem. Podemos dizer que vemos gente sofrendo e não socorremos, a Missa não é bem celebrada e a comunhão mal recebida. A diferença que devemos mostrar é o milagre da Hóstia que comungamos. Ela, que é Jesus, transforma não só nosso coração, mas também as realidades sofredoras do povo. O milagre acontece também na cura do mal que está no coração. Por isso vemos que as pessoas boas, sempre têm tempo para a caridade e também procuram tirar o mal do pecado das pessoas e do mundo. Onde não existe o amor, existe o mal. É preciso ir além da devoção à Eucaristia para usar a força transformadora deste milagre. 
Ser pequeno grande 
Notamos a dificuldade que a comunidade cristã tem de entender sua vida como entrega de humildade. Por isso vemos as atitudes de orgulho, prepotência, agressividade, falta de diálogo e tantos males que invadem as comunidades e de modo particular os que exercem algum modo de poder. Esquecemos que todos vamos morrer. Conhecemos em nossas comunidades aqueles humildes que se dedicam com carinho aos fracos, aos doentes, aos pobres. Conhecemos padres e bispos que são abertos ao povo. Os humildes são os verdadeiramente grandes nas comunidades, pois são um retrato vivo de Jesus. A espiritualidade cristã deve se fundar nessa atitude de Jesus, para chegar à Ressurreição.
ARTIGO PUBLICADO EM MAIO DE 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário