quinta-feira, 12 de setembro de 2024

EVANGELHO DO DIA 12 DE SETEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 6,27-38. 
Naquele tempo, Jesus falou aos seus discípulos, dizendo: «Digo-vos, a vós que Me escutais: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos injuriam. A quem te bater numa face, apresenta-lhe também a outra; e a quem te levar a capa, deixa-lhe também a túnica. Dá a todo aquele que te pedir, e ao que levar o que é teu, não o reclames. Como quereis que os outros vos façam, fazei-lho vós também. Se amais aqueles que vos amam, que agradecimento mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam. Se fazeis bem aos que vos fazem bem, que agradecimento mereceis? Também os pecadores fazem o mesmo. E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, que agradecimento mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, a fim de receberem outro tanto. Vós, porém, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem nada esperar em troca. Então, será grande a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, que é bom até para os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á; deitar-vos-ão no regaço uma boa medida, calcada, sacudida, a transbordar. A medida que usardes com os outros será usada também convosco».
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Catarina de Sena 
(1347-1380) 
Terceira dominicana, doutora da Igreja, 
copadroeira da Europa 
Carta 28, ao cardeal Giacomo Orsini 
Para sermos filhos do Altíssimo 
O santo e doce remédio da alma é reconhecer o seu nada, ver sempre que só o pecado vem dela, e que tudo o resto vem de Deus. Quando se conhece a si mesma e a Deus, a alma conhece a bondade de Deus para com ela e, por isso, ama-O e detesta-se, não como criatura, mas como rebelde ao seu Criador. Partindo deste conhecimento santo e verdadeiro, não toma o caminho errado, mas avança com coragem, porque está unida e transformada naquele que é o caminho, a verdade e a vida; e é tão forte que nem o demónio nem outras criaturas podem tirar-lhe a força, porque se tornou uma só coisa com Ele. É meu desejo dar-vos a conhecer estas ligações tão suaves e fortes; um dos principais sinais de que somos amigos e discípulos de Cristo é retribuirmos o mal com o bem. Se não o fizermos, estamos em estado de condenação; se o fizermos, seremos agradáveis a Deus em todas as criaturas. Devemos considerar cuidadosamente que as injúrias que fazemos a Deus, que é infinito, são maiores do que as que nos fazem as criaturas, que são finitas. E, no entanto, queremos que Ele nos perdoe e faça as pazes connosco; queremos que Ele pareça não ver as nossas ofensas. Pois devemos fazer o mesmo com os nossos inimigos: peço-vos e suplico-vos, em nome de Jesus crucificado, que o façais, para honra de Deus e para vossa salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário