domingo, 14 de julho de 2024

EVANGELHO DO DIA 14 DE JULHO

Evangelho segundo São Marcos 6,7-13. 
Naquele tempo, Jesus chamou os doze apóstolos e começou a enviá-los dois a dois. Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros e ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão: nem pão, nem alforge, nem dinheiro; que fossem calçados com sandálias, e não levassem duas túnicas. Disse-lhes também: «Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali. E se não fordes recebidos em alguma localidade, se os habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés como testemunho contra eles». Os apóstolos partiram e pregaram o arrependimento, expulsaram muitos demónios, ungiram com óleo muitos doentes e curaram-nos. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Teresinha do Menino Jesus 
(1873-1897) 
Carmelita, doutora da Igreja 
Carta à Ir. Maria do Sagrado Coração, 08/09/1896 
A missão do amor 
Apesar da minha pequenez, sinto a necessidade, o desejo, de realizar para Ti, Jesus, as obras mais heroicas. Gostaria de percorrer a terra, de pregar o teu nome e de plantar a tua cruz gloriosa em solo infiel; mas, meu Bem-amado, uma só missão não me bastaria; gostaria também de anunciar o Evangelho nas cinco partes do mundo e nas ilhas mais remotas. Gostaria de ser missionária não só durante uns anos, mas desde a criação do mundo e até à consumação dos séculos. Ó meu Jesus, que resposta darás a todas as minhas loucuras? Haverá alma mais pequena e mais impotente do que a minha? No entanto, precisamente por causa da minha fraqueza, Tu quiseste, Senhor, satisfazer os meus pequenos desejos infantis, e hoje queres satisfazer outros desejos, maiores do que o Universo. A caridade deu-me a chave da minha vocação. Compreendi que, se a Igreja tinha um corpo composto por diferentes membros, não lhe faltava o mais necessário, o mais nobre de todos; compreendi que a Igreja tinha coração, e que esse coração ardia de amor. Compreendi que só o amor fazia agir os membros da Igreja, que se o amor se extinguisse, os apóstolos deixariam de anunciar o Evangelho, os mártires recusar-se-iam a derramar o seu sangue. Compreendi que o amor continha todas as vocações, que o amor era tudo, que abrangia todos os tempos e todos os lugares; numa palavra, que era eterno. Então, num excesso da alegria delirante, exclamei: «Ó Jesus, meu amor, encontrei finalmente a minha vocação: é o amor. Sim, encontrei o meu lugar na Igreja e esse lugar, ó meu Deus, fostes Vós que mo destes. No coração da Igreja, minha Mãe, eu serei o amor; assim serei tudo, assim se realizará o meu sonho».

Nenhum comentário:

Postar um comentário