sábado, 28 de janeiro de 2023

EVANGELHO DO DIA 28 DE JANEIRO

Evangelho segundo São Marcos 4,35-41. 
Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos seus discípulos: «Passemos à outra margem do lago». Eles deixaram a multidão e levaram Jesus consigo na barca em que estava sentado. Iam com Ele outras embarcações. Levantou-se então uma grande tormenta e as ondas eram tão altas que enchiam a barca de água. Jesus, à popa, dormia com a cabeça numa almofada. Eles acordaram-no e disseram: «Mestre, não Te importas que pereçamos?». Jesus levantou-Se, falou ao vento imperiosamente e disse ao mar: «Cala-te e está quieto». O vento cessou e fez-se grande bonança. Depois disse aos discípulos: «Porque estais tão assustados? Ainda não tendes fé?». Eles ficaram cheios de temor e diziam uns para os outros: «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Catarina de Sena(1347-1380) 
Terceira dominicana, doutora da Igreja,
copadroeira da Europa 
Carta 140 ao Ir. R. de Cápua, n.º 94 
Subir para a barca da Santa Cruz 
Temos de nos despojar de nós e de nos revestir de Jesus crucificado, subindo para a barca da nossa santa fé e navegando sem temor no mar borrascoso do mundo. Quem está nesta barca não deve ter um temor servil, porque a sua embarcação dispõe de todas as provisões que a alma pode desejar. Quando somos atacados por ventos contrários, que nos impedem de satisfazer os nossos desejos, não nos preocupemos, mas tenhamos uma fé viva, porque temos com que nos alimentar e a barca é tão forte que nem os piores ventos, que a lançam contra os mais terríveis escolhos, poderão destruí-la. É verdade que a barca ficará muitas vezes coberta pelas águas, mas nem por isso podemos perder a coragem; isso acontece para conhecermos melhor e distinguirmos com mais perfeição a calma da tempestade. Em tempos de calma, não devemos ter uma confiança desmedida, mas, com santo temor, recorrer à oração humilde e continuada, procurando com desejo ardente a honra de Deus e a salvação das almas nesta barca da cruz. É por isso que Deus permite que os demónios, a carne a a mundo nos persigam e nos cubram de águas tumultuosas. Mas, se a alma que está nesta barca não se encosta à amurada, mas se coloca no centro, no abismo de amor ardente de Jesus crucificado, não sofrerá nenhum mal; pelo contrário, tornar-se-á mais forte, terá mais coragem para suportar as penas, as fadigas e as censuras injustas do mundo, porque terá experimentado e saboreado a ajuda da Providência divina. Despojai-vos, pois, do amor próprio e revesti-vos da doutrina de Jesus crucificado. Isto vos imploro, pois quero que entreis nesta barca da santa cruz e que atravesseis este mar borrascoso à luz de uma fé viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário