terça-feira, 24 de janeiro de 2023

EVANGELHO DO DIA 24 DE JANEIRO

Evangelho segundo São Marcos 3,31-35. 
Naquele tempo, chegaram à casa onde estava Jesus sua Mãe e seus irmãos, que, ficando fora, O mandaram chamar. A multidão estava sentada em volta dele, quando Lhe disseram: «Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura». Mas Jesus respondeu-lhes: «Quem é minha mãe e meus irmãos?». E, olhando para aqueles que estavam à sua volta, disse: «Eis minha mãe e meus irmãos. Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe».
Tradução litúrgica da Bíblia 
Beato Columba Marmion 
Abade (1858-1923) 
Procurar a Deus 
Procurar a Deus e encontrar a felicidade 
Se procurarmos a Deus apesar de todas as provas, se Lhe oferecermos todos os dias e a todas as horas esta homenagem extremamente agradável que consiste em pôr nele, e só nele, a nossa felicidade; se nunca procurarmos fazer senão a sua vontade; se agirmos de tal maneira que dar-Lhe gosto seja o verdadeiro móbil de toda a nossa atividade, tenhamos a certeza de que Deus não nos faltará nunca. «Deus é fiel» (1Tim 5,24), e «não pode faltar a quantos O procuram» (Sl 9,11). Quanto mais nos aproximarmos dele pela fé, a confiança e o amor, mais nos aproximaremos da nossa perfeição. Digamos muitas vezes, como o salmista: «A vossa face eu procuro, ó meu Deus. Com efeito, que há para mim no céu e na Terra, que quero eu para além de Vós? Vós sois o Deus do meu coração e a herança que escolhi para toda a eternidade» (Sl 26,8; 72,25-26). Se assim fizermos, encontraremos a Deus e, com Ele, todos os bens. «Procura-Me», recomenda Ele próprio à alma, «procura-Me com a simplicidade de coração que nasce da sinceridade; porque Eu deixo-Me encontrar por aqueles que não Me tentam e manifesto-Me àqueles que confiam em Mim» (Sab 1,1-2). Quando encontrarmos a Deus, também possuiremos a alegria. Fomos feitos para a felicidade, para ser felizes; o nosso coração tem uma capacidade de infinito, mas só Deus pode saciar-nos por completo. «Criaste-nos, Senhor, para Vós, e o nosso coração está inquieto enquanto não descansa em Vós» (Santo Agostinho, «Confissões»). É por isso que, quando procuramos alguma coisa fora de Deus ou da sua vontade, não encontramos uma felicidade estável e perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário