PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA REDENTORISTA 52 ANOS CONSAGRADO 44 ANOS SACERDOTE |
Estamos no mês de outubro, mês das missões.
Quando ouvimos falar de missionário, pensamos em um pregador que vem fazer missões. Ou pensamos naqueles que vão para o exterior, em outros países e outras terras para anunciar o evangelho. Destes temos tantos belos exemplares. Mas a pergunta que me toca é essa:
-Você é missionário também?
-Eu sou porque sou padre e redentorista que por vocação é missionário. E quando o assunto vira para seu lado afirmando que você é missionário, você pode perguntar:
-Eu missionário, mas como?
Aí então é que a Palavra de Deus vai iluminar sua vida e mostrar o quanto você é missionário.
Missionário é todo aquele que transmite o Evangelho. Podemos ver os exemplos dos apóstolos que pregaram o Evangelho depois da Ascensão de Jesus ao Céu. Aqueles homens simples deram um testemunho maravilhoso daquilo que viveram durante 3 anos com Jesus. João diz: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, e nossas mãos apalparam da Palavra da Vida, nós vimos e damos testemunho e vos anunciamos esta vida eterna” (Jo 1,1-2). Paulo faz inúmeras viagens de anúncio aos pagãos. Pedro anuncia sem medo a Palavra da Vida. No correr dos séculos tantos homens e mulheres continuaram esta missão. Vemos o grande exemplo de S. Francisco Xavier que cansou o seu braço de tanto batizar nas Índias. Este é um tipo de anunciar. É o modo como Jesus fazia.
Mas o anúncio do Evangelho é também representado por Santa Teresinha, padroeira das missões. Ela, com 15 anos entra para o Carmelo e ali vive poucos anos, morrendo com 24 anos. Nunca saiu dali e evangelizou pela sua intensidade de vida entregue pelo evangelho através dos pequenos atos de amor e dedicação às irmãs que viviam com ela. A oração pelas missões, o interesse, o contato com a obra missionária da Igreja através da participação, faz de cada um, grande missionário do mesmo porte de S. Francisco e Santa Teresinha. É esta nossa oportunidade. Por isso examine sua vida e veja bem como você é um missionário. São os pequenos gestos que farão de você um grande missionário. Não perca de vista que você é chamado à missão como Jesus, os apóstolos, os santos. Assim a Igreja continua sua missão de anunciar Jesus.
Um dia em Garça, um jovem disse-me:
-Ontem no trabalho eu me armei de coragem e perguntei ao um colega de trabalho se ele tinha feito a primeira comunhão.
O outro disse que tinha vontade, mas não sabia como fazer, porque agora já era mais de idade e tinha que trabalhar. Então ele se oferece para prepará-lo. E outros que ouvem a conversa pedem também para serem preparados para a primeira comunhão. Este grande missionário é da Legião de Maria. O fato de você ser gentil com uma pessoa é já uma grande missão.
07 DE OUTUBRO DE 2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário