quinta-feira, 30 de julho de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Sei que meu Redentor vive”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
44 ANOS SACERDOTE
Nestes dias visitamos nossos cemitérios. É um campo florido. Todos os túmulos estão repletos de flores. É o jardim da vida. Cremos na morte, sofremos com a morte, fugimos da morte e levamos flores aos mortos para dizer que estão sempre vivos. É, na realidade, um ambiente festivo. Mas é doloroso, pois somos humanos e Deus nos quer assim. As lágrimas e a saudade são parte de nossa natureza. As flores fazem parte da fé que ilumina nossa vida. Mais do que um enfeite, as flores são uma maneira bonita de rezar. A flores da fé mostram que acreditamos que vivem. Por que então levar flores se ali não existe mais nada? Cremos e manifestamos nossa fé. 
O que sustenta nossa fé na ressurreição dos mortos? Jó dizia: “Eu sei que meu Redentor vive” Ele queria que estas palavras fossem na rocha para sempre. Não se pode duvidar. “Depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha própria carne verei a Deus. Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outro”. É uma fé imensa. Eu mesmo o verei e não outro. Nada pode tirar-nos o dom de nós mesmos, com este corpo e com essa carne veremos a Deus. Na realidade triste e sofrida que a humanidade vive de vez em quando, não podemos deixar de anunciar: Meu Redentor vive, e isso é a razão de minha vida. Na fé cristã nós afirmamos que o corpo e a alma são um só e irrepetíveis. Eu mesmo o verei! 
A razão que fundamenta e justifica nossa fé é a ressurreição de Cristo. Se morrermos com Cristo pelo Batismo, com ele ressuscitaremos. Mais ainda, esta garantia de ressurreição, nós a tiramos de nossa fé. Jesus, quando ressuscita Lázaro diz a Marta: “Quem crê em mim, mesmo que esteja morto viverá”. No ato de fé está o princípio de nossa ressurreição. 
É por isso que se justifica levar flores ao cemitério. Rezar através do gesto de oferecer flores é gentil, bonito e muito proveitoso. Ofereçamos nossa oração pelo sufrágio, purificação de nossos falecidos, pois, como diz o Livro dos Macabeus: “Santo e piedoso pensamento este de rezar pelos mortos” (2Mc.12,46). É a única maneira de nos encontrarmos com eles e com eles estabelecer contato. 
Em Deus nos encontramos e nos ajudamos. Rezemos pelos mortos que rezarão por nós. 
Dai-lhes, Senhor o descanso eterno e a luz perpétua os ilumine. Descansem em paz! Amem. 
Finados (30.10.01)

Nenhum comentário:

Postar um comentário