terça-feira, 30 de abril de 2019

EVANGELHO DO DIA 30 DE ABRIL

Evangelho segundo São João 3,7b-15. 
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Não te admires por Eu te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito». Nicodemos perguntou: «Como pode ser isso?». Jesus respondeu-lhe: «Tu és mestre em Israel e não sabes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo: Nós falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas vós não aceitais o nosso testemunho. Se vos disse coisas da Terra e não acreditais, como haveis de acreditar, se vos disser coisas do Céu? Ninguém subiu ao Céu, senão Aquele que desceu do Céu: o Filho do homem. Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna». 
Tradução litúrgica da Bíblia
Santa Teresa Benedita da Cruz 
(Edith Stein) (1891-1942) carmelita, 
mártir, co-padroeira da Europa 
Poesia «Noite Santa» 
«Para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna»
Meu Senhor e meu Deus,
Tu me guiaste por um longo e obscuro caminho, pedregoso e duro.
Já estava quase sem forças,
tanto que não esperava voltar a ver a luz do dia.
O meu coração estava duro como pedra devido ao sofrimento
quando, diante dos meus olhos, se ergueu a suave claridade duma estrela.
Ela me guiou, fiel, e eu segui-a,
primeiro com passos tímidos, depois mais seguros.
E cheguei por fim à porta da Igreja,
que se abriu, e eu pedi para entrar.
Fui acolhida pela tua bênção proferida pelo teu sacerdote.
No seu interior sucedem-se as estrelas,
estrelas de flores vermelhas que me indicam o caminho que a Ti conduz,
que a tua bondade permite que Iluminem o caminho que a Ti conduz.
O mistério que tinha de guardar, escondido no íntimo do coração,
posso finalmente anunciá-lo em alta voz:
Eu creio, e confesso a minha fé!
O sacerdote conduz-me aos degraus do altar,
inclino a cabeça,
e a água santa escorre-me pela fronte.
Senhor, será possível renascer
uma vez passada metade da vida (Jo 3,4)?
Assim o disseste, e para mim tornou-se realidade.
Já não sinto o peso das faltas e das penas dessa vida longa.
De pé, recebi sobre os ombros o manto branco,
Símbolo luminoso da pureza.
Trouxe na mão o círio cuja chama anuncia
que em mim arde a tua vida santa.
E o meu coração transformou-se na manjedoura que por Ti espera.
Por pouco tempo!
Maria, tua Mãe, e também minha, deu-me o nome.
À meia-noite depôs no meu coração o seu bebé recém-nascido.
Oh! Não há coração humano que possa imaginar
o que Tu preparas para aqueles que Te amam (1Cor 2,9).
És meu para sempre e nunca Te deixarei.
Seja qual for o caminho que venha a trilhar, estás sempre comigo.
E nada mais poderá separar-me do teu amor (Rm 8,39).

Nenhum comentário:

Postar um comentário