segunda-feira, 22 de abril de 2019

EVANGELHO DO DIA 22 DE ABRIL

Evangelho segundo São Mateus 28,8-15. 
Naquele tempo, Maria Madalena e a outra Maria, que tinham ido ao túmulo do Senhor, afastaram-se a toda a pressa, cheias de temor e de grande alegria, e correram a levar aos discípulos a notícia da Ressurreição. Jesus saiu ao seu encontro e saudou-as. Elas aproximaram-se, abraçaram-Lhe os pés e prostraram-se diante d’Ele. Disse-lhes então Jesus: «Não temais. Ide avisar os meus irmãos que partam para a Galileia. Lá Me verão». Enquanto elas iam a caminho, alguns dos guardas foram à cidade participar aos príncipes dos sacerdotes tudo o que tinha acontecido. Estes reuniram-se com os anciãos e, depois de terem deliberado, deram aos soldados uma soma avultada de dinheiro, com esta recomendação: «Dizei: "Os discípulos vieram de noite roubá-l’O, enquanto nós estávamos a dormir". Se isto chegar aos ouvidos do governador, nós o convenceremos e faremos que vos deixem em paz». Eles receberam o dinheiro e fizeram como lhes tinham ensinado. Foi este o boato que se divulgou entre os judeus até ao dia de hoje.
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Narsés Snorhali(1102-1173) 
patriarca arménio 
Jesus, Filho unigénito do Pai, §§ 765-770; SC 203
«Jesus saiu ao seu encontro»
Tu, que ao nascer do dia foste chorado
Pelas mulheres que perfumes levavam,
Concede agora que o meu coração verta
Lágrimas de fogo por teu amor ardente.
E graças à boa nova que o anjo
Sentado na pedra clamava (Mt 28,2),
Faz que eu ouça o som
Da trombeta final que anuncia a ressurreição.
Do sepulcro novo e virgem
Ressuscitaste com teu corpo nascido da Virgem;
Foste para nós as primícias
E o primogénito de entre mortos.
E a mim, que o Inimigo prendeu
Com o mal do corporal pecado,
Digna-Te libertar-me de novo
Como fizeste às almas prisioneiras dos mortos (1Ped 3,19).
No jardim Te revelaste
A Maria Madalena,
Mas não permitiste que de Ti se aproximasse
Aquela que pertencia ainda à raça dos caídos.
Revela-Te também a mim ao oitavo dia
Na grande e derradeira madrugada;
E que nesse momento permitas
Que minha alma indigna se aproxime de Ti.
https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário