PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR |
Por que Judas não se arrependeu se enforcou ao passo que Pedro traiu, fracassou e depois se arrependeu e tudo voltou às boas?
A figura de Pedro nos Evangelhos é até engraçada. É cheia de vitalidade, contradições, disposição a se entregar por Jesus e ao mesmo tempo o fraco que foge, nega. Volta atrás e se firma numa segurança muito grande no seu ministério apostólico. Creio que serve muito bem para nós que temos um pouco este modo de ser. Ser disposto, fracassar, voltar e vencer. Jesus o moldou dentro de seu modo de ser: Pedro é Pedro e Jesus o põe como pedra de alicerce da Igreja: Tu é Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.
Por que a fraqueza de Pedro não entrou na conta quando Jesus lhe confia um grande ministério na Igreja. Pedro no horto pegou a espada para enfrentar um batalhão e logo depois nega-o diante de uma mocinha.
Ele testemunhara pessoalmente os mais fortes momentos de Jesus: sua transfiguração, a ressurreição da menina, a oração no horto e agora testemunha a Paixão. Depois testemunhará a ressurreição. O Evangelho conta que Pedro seguiu Jesus de longe quando foi preso. Ao ser reconhecido nega vergonhosamente tê-lo conhecido. Foi feio! Jesus já o tinha prevenido: "Simão, Simão, Satanás pediu para te peneirar como trigo. Eu porém orei por ti para que tua fé não desfaleça. Quando porém te converteres, confirma teus irmãos. Pedro retruca: Estou pronto a ir contigo à prisão e à morte. Ele respondeu: Irás comigo até à morte? Pedro, eu te digo: o galo não cantará hoje sem que por três vezes me tenhas negado" (Lc.22,31-34).
Como é bom a gente saber que nossos desfalecimento são acompanhados com uma oração de Jesus: “Eu rezei para que tua fé não desfaleça”. Como fracassara em Judas, não queria fracassar em Pedro. Parece que se está a dizer: o povo precisa da fraqueza de Pedro para ser forte na fé. Parece que o poder sem a certeza da fragilidade humana se transforma em fracasso. Jesus escolheria um fundamento forte porque se sabe fraco.
O que faz Pedro converter-se? Ele nega três vezes: Jesus olha. Jesus não olhou repreendendo. Olhou amando. Pedro, eu amo você, diziam aqueles olhos doloridos. Quem sabe Jesus olha para pedindo força naquele momento doloroso. Na fragilidade Pedro ainda dá força a Jesus. Isto o fez sair e chorar amargamente. Jesus está a lhe dizer: Pedro, eu creio no seu amor. Como é bom saber que ele aceita nosso amor fraco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário