domingo, 26 de abril de 2015

JOÃO DE DEUS, LIBERTADO PELA VIRGEM MARIA

PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa-Venerável Padre Pelágio CSsR
Após a pilhagem de grandes riquezas, o capitão encarrega Juan de guardar o tesouro saqueado, principalmente um cofre cheio de jóias. Com a fisionomia assombrada, Juan obedece. Nota-se, no dia seguinte, que a caixa de jóias desaparecera. Juan interroga os sentinelas. Ninguém viu, ninguém sabe de nada. O capitão havia entrado na tenda, sozinho, às escondidas, antes de render a guarda. O jovem capitão manda condenar Juan à pena de morte por enforcamento, conforme as regras do código militar. Juan, tendo as mãos e os pés atados, passa a noite em claro. Seu amigo, Alfonso Ferrus, se arrasta pelo chão, infiltrando-se na tenda, para tentar libertá-lo. Juan recusa a ajuda. Ele sabe que o sentinela, então, seria enforcado no seu lugar. Deixado só, adormece, e tem um sonho fantástico. Vê a Rainha do Céu que lhe diz: 
-"Tem confiança em mim. Eu te salvarei." 
Juan desperta, reza uma Ave Maria com fervor e passa a sentir-se reconfortado. Tendo chegado sua hora, o desditoso caminha até o suplício com passos firmes, enquanto faz uma promessa à Santa e boa Mãe: ele renunciaria às armas se Maria o libertasse da forca. Em nenhum momento Juan Ciudad duvidou da ajuda da Santa Mãe. Juan declara-se inocente, e, confiante, encerra a sua promessa acrescentando, com fé: 
-"Eu acredito firmemente que ainda posso receber a ajuda de Maria." 
Os tambores rufam anunciando o segundo sinal... Juan já está com a corda no pescoço, quando surge um cavaleiro a toda velocidade. Trata-se do Coronel Ribera, que revoga a ordem de execução. Ele quer julgar este caso. Neste meio-tempo, Alphonse Ferrus aparece, esbaforido e ofegante, trazendo o cofre com as jóias, que foi achado na tenda do capitão. Este foi, então, condenado e executado ali mesmo. Maria foi fiel à sua promessa. Juan também manteve a sua palavra. Renunciou às armas e foi em busca da realização da sua missão, tornando-se o grande São João de Deus. (Trecho da vida de São João de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário