Filha do Conde Favorino Scifi e da Hortulana ela foi criada em uma serie de castelos em volta de Assisi, Italia.
Irmã mais nova de Santa Clara de Assis e sua primeira seguidora, deixou sua casa duas semanas depois de Clara para se juntar aos Beneditinos em São Angelo de Panzao com a idade 15 anos. A família tentou trazer Agnes de volta a força arrastando-a do monastério mas o seu corpo cada vez pesava mais de modo que vários cavalheiros não conseguiam movê-la. Seu tio Monaldo tentou dar nela uma surra mas ficou paralisado temporariamente. Assim a família deixou Agnes e Clara em paz. Este é considerado o primeiro milagre de Santa Agnes.
Em 1221 um grupo de freiras Beneditinas em Monticelli pediram para se tornarem as Clarissas Pobres e São Francisco indicou Agnes para ser a sua Abadessa. Agnes escreveu o quanto ela sentia saudade de Clara e das outras irmãs de São Damiano e após estabelecer varios outros monastérios de Clarissas Pobres no Norte da Itália, Agnes foi chamada de volta em 1253 quando Santa Clara estava morrendo. Agnes estava com Clara quando de sua morte em São Damiano. Clara havia predito que ela a seguiria três meses depois, o que realmente aconteceu. Três meses depois em 16 de novembro de 1253 ela veio a falecer.
Foi enterrada na Igreja de Santa Clara em Assisi, Itália e muitos milagres são creditados sua intercessão. Logo seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram reportados em sua tumba.
Foi canonizada em 1753 pelo Papa Benedito XIV
Na arte litúrgica da Igreja ela é representada como uma Clarissa Pobre
(representada pelo habito cinza ,véu preto com lista branca) segurando um livro ; 2) com Santa Clara; 3) sendo puxada pelos cabelos para fora do convento.
Sua festa é celebrada no dia 16 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário