A vida de Bertoldo transcorreu, em grande parte, na obscuridade e não há muito que relatar acerca dele, exceto o haver empreendido a construção e reconstrução de edifícios monásticos e ele os ter dedicado em honra do profeta Elias. Isso foi informado depois por Pedro Emiliano ao rei Eduardo I de Inglaterra, numa carta datada em 1282.
Beato Bertoldo, cujo nome era Bartolomeu Avogadro, nasceu na França e estudou teologia em Paris, sendo ordenado sacerdote. Com seu parente Alberto, que depois chegou a ser patriarca latino de Antioquia, acompanhou os cruzados até ao oriente e, encontrava-se em Antioquia no tempo em que esta foi sitiada pelos sarracenos.
Durante este tempo encontrou um mendigo pedindo esmolas, e foi o único a lhe oferecer uma ajuda, e assim conseguiu a amizade dos pobres.
Teve uma revelação divina, pela que se lhe deu a conhecer que o sitio da povoação era um castigo pelos pecados e especialmente pela vida licenciosa dos soldados cristãos.
Bertoldo se ofereceu em sacrifício e fez voto de que se os cristãos fossem salvos desse grande perigo, dedicaria o resto de sua vida ao serviço da Santíssima Virgem. Numa visão lhe apareceu Nosso Senhor acompanhado de Nossa Senhora e São Pedro, levando em suas mãos uma grande cruz luminosa; o Salvador se dirigiu a Bertoldo e lhe falou da ingratidão dos cristãos, em retribuição por todas as bênçãos que haviam chovido sobre eles.
Devido às insistências e advertências do santo, os cidadãos e os soldados foram movidos à penitência. Ainda que estivessem fracos pelos jejuns e privações, saíram completamente vitoriosos quando teve lugar o ataque e a cidade e o exército foram libertados.
Isto, ao que parece, é uma lenda. O certo é que pelos esforços de um Bertoldo, se formou uma congregação de sacerdotes no Monte Carmelo.
Em 1155 Bertoldo viajou para o Monte Carmelo como eremita, inspirado no Profeta Elias. Ali fundou uma pequena comunidade de seguidores, com os quais construíram uma pequena capela. A Ordem dos Carmelitas descende deste pequeno grupo, sendo seu primo Alberto Avogrado, Patriarca de Jerusalém, que residia naquele tempo em São João de Acre, nas proximidades do Monte Carmelo escrito para eles uma regra de vida, entre os anos 1206-1214.
São Bertoldo governou a comunidade por quarenta anos e parece haver permanecido ali até ao tempo de sua morte, que ocorreu em redor do ano 1195.
Nenhum comentário:
Postar um comentário