segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Casa Comum, nossa responsabilidade”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
1696. O lar que Deus nos deu
A Campanha da Fraternidade é uma bela oportunidade para refletir idéias não nos escritórios, mas no meio do povo. Belas idéias só vão adiante se assumidas pelo coração do povo. A encíclica Laudato si (ensinamento oficial do Papa) é um texto de difícil acesso. Traduzida, ela se torna alimento espiritual para o povo. Pena que sejam poucos os que se interessam. A primeira reflexão nos ensina: “Nosso planeta é o lugar que Deus preparou para a nossa morada. Nele devemos encontrar o que precisamos para nossa moradia, alimentação, lazer, saúde e segurança”. O que está acontecendo com o mundo, nossa casinha? “O assalto da industrialização sobre a natureza, da agropecuária sobre as matas está ameaçando as condições de vida no planeta que temos para viver”. Pessoas são culpadas dessas desgraças. Elas só pensam em si e em seus bolsos. O resto não é problema seu. O mundo vive situações difíceis porque a população aumentou muito e as condições de vida não acompanharam. Por isso, cuidar bem do mundo é uma obra muito importante da religião, pois com isso estamos cuidando também das pessoas. É o amor ao próximo em ação. Se atrapalharmos a natureza, o troco de nossa ação aparece. E quem paga? Os pobres. É necessário, como estamos vendo, formar as pessoas a partir das crianças para que assumam a responsabilidade para com o mundo.
1697. Despertar para o cuidado
Não haverá esse cuidado se não dermos também o sentido de cuidar das pessoas como finalidade primeira do cuidado com o mundo. Nele habita a pessoa que também precisa cuidados. Cuidando do mundo, cuidamos das pessoas. “A solidariedade, expressão viva da fraternidade que deve unir todos os humanos, é apontada pelo Evangelho como proposta cristã e verdadeiramente humana, para inspirar ações individuais e coletivas e ser a força que gera vida, paz e fraternidade”. O modelo do cuidado com os outros é o mesmo que Jesus tem para conosco. Cuidar dos outros é cuidar também de sua casa, o mundo. É o amor. “Sem o despertar para o amor, sem a dimensão de sentir-se cuidado por Deus e aprender a cuidar dos outros, o ser humano se sentirá infeliz, doente e se sentirá um caminheiro errante e sedento, em busca de uma fonte que só pode ser encontrada na comunhão com Deus”. Os que danificam o mundo, a primeira coisa que fazem é estar longe de Deus, pois só pensam em si e vivem no egoísmo que os leva à exploração. Religião voltada só para o intimismo espiritual não contribui para a transformação.
1698.Cuidar das pessoas como Jesus

O mundo é pequeno em comparação ao universo. Mas é vivo e nele pulsa o coração de tanta gente. Se houver gente pelo universo afora, não é um problema do momento. É triste ver que o necessário conhecimento do Universo esquece que há gente que não bebe um copo de água limpa. Uma coisa não elimina a outra. Jesus nos ensina a viver o amor e a bondade para com todas as pessoas, como Ele fez. Deus cuida de todos nós com todo o carinho. Já nos negou o ar da manhã, a luz do sol? Jesus ensina que Ele cuida das flores e dos passarinhos. Jesus teve um cuidado muito grande com os doentes. Multiplicou o pão para que ninguém sentisse fome. Por que só fez aquele dia? Os outros milagres, Ele deixou por nossa conta. E é fácil fazer milagres. Basta amar que os milagres saltam. Não é para aparecer, mas para mostrar o amor de Deus. É urgente formar as crianças e depois criar mecanismos de educação para toda a humanidade. Os resultados virão. 
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário