domingo, 8 de fevereiro de 2026

Santo Honorato de Milão, Bispo-Festa: 8 de fevereiro -† 571

Bispo de Milão de 560 a 571, amava sua diocese e desejava paz. Quando os lombardos de Alboin entraram em Milão em 569, ele se mudou com parte do clero para Gênova, para proteger a população da violência dos bárbaros. Seu gesto foi inspirado no de Eusébio, bispo de Milão cem anos antes, que havia deixado a cidade com a chegada de Átila. Infelizmente, Honorato morreu alguns meses após sua fuga e o perigo lombardo continuou por décadas. Atualmente, ele repousa na basílica de Sant'Eustorgio. 
Martirógio Romano: Em Milão, deposição de São Honorato, bispo, que, sob ameaça da invasão lombarda, salvou grande parte da população ao buscar refúgio em Gênova. 
Santo Honórato, vigésimo nono bispo de Milão (560-571). Sua festa é em 8 de fevereiro, mas foi celebrada por algum tempo no dia 26 do mesmo mês. Ele amava sua diocese e se alegrava quando, acompanhando seus convidados para visitar a basílica de San Lorenzo, exclamavam: "Ela supera em beleza quase todas as igrejas da Itália". Ele desejava a paz e, quando os lombardos de Alboin entraram em Milão em 3 de setembro de 569, mudou-se com parte do clero para Gênova. Ele pensava que o bárbaro não se enfurecia contra a população, os pobres, que lhe foram confiados como pastores. Talvez ele tenha sido inspirado pelos bispos que o precederam: até Eusébio, cem anos antes, com a chegada de Átila, havia deixado Milão para retornar imediatamente para apoiar as vítimas e encorajá-las. Infelizmente, Honorato morreu após alguns meses e o perigo lombardo durou décadas. Agora ele descansa na basílica de Sant'Eustorgio, de onde repete para nós as palavras de Santo Ambrósio: "Como você pode esperar passar no teste se, em nome de Cristo, não sabe enfrentar a oposição e o perigo? Por isso, a esperança é a única que não decepciona nossos corações". 
Autor: Franco Dieghi

Nenhum comentário:

Postar um comentário