domingo, 31 de março de 2019

ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 31 DE MARÇO

Pe. Flávio Cavalca de Castro,
 redentorista
Oração da manhã para todos os dias 
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor. Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade. Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém. 
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
31 – 4º Domingo da Quaresma – Santos: Balbina, Benjamim, Cornélia
Evangelho (Lc 15,1-3.11-32) “O filho mais velho ouviu música e barulho de dança. Perguntou a um criado o que acontecia. – É teu irmão que voltou.”
Fariseus e mestres da lei sabiam muita coisa sobre Deus, mas parece que tinham esquecido como Deus á capaz de perdoar. Não imaginavam possível a conversão de pessoas que eles consideravam pecadoras e pouco recomendáveis. Por isso Jesus fala de um pai misericordioso, capaz de perdoar ao filho que o abandonara, saindo pelo mundo a fora numa vida devassa. Fala também da mudança que aos poucos se dá no coração do jovem, a percepção de seu erro, a vontade de voltar e pedir perdão, a confiança no amor do pai, a decisão final. Portanto, é possível a conversão, e o pai está pronto a perdoar. Como os fariseus e escribas, o filho mais velho ainda não aprendeu nada disso. Vive ainda fechado na satisfação consigo mesmo, defensor ferrenho da justiça que ignora o amor.
Oração
Senhor, essa história que contais atinge-me duplamente: como pecador e como convencido. Porque sou pecador, encho-me de confiança ao saber que o Pai está sempre a minha espera, pronto a perdoar ao menor sinal de arrependimento. Por maiores que sejam meus descaminhos, ele joga sobre tudo o manto de sua misericórdia. Preciso dessa confiança no perdão, para me animar a voltar ao bom caminho. Mudai, Senhor, meu coração, arrastai-me de volta para vós, aceito vossa misericórdia. Mas, reconheço que apesar de tudo ainda sou convencido, julgando-me melhor que os outros. Quero ser perdoado e amado, mas ainda fico escandalizado quando vejo que acolheis de volta alguns que me parecem muito pecadores. Perdoai-me também esse pecado. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário