Também conhecido como São Nicholas von Flue.
Nasceu em 1417 em Sachselm, Canton Obwalden, Lago Lucerna, Suíça. De uma família de prósperos fazendeiros que possuíam os Alpes Kluster e o Estado de Flueli, em Sachsterberg, daí o seu sobrenome. Foi soldado, casou-se ficou casado por 30 anos e foi pai de 10 filhos
Enquanto trabalhava no campo, por várias vezes era envolto em uma luz e caía em êxtase e experimentava revelações e visões. Ele passava suas noites em oração.
Assim em 1467, com a aprovação de sua família, tornou-se um eremita e saiu de casa descalço, apenas com um rosário e um báculo. Teve uma visão de um raio indicando onde deveria construir sua cela e lá passou o resto de sua vida –21 anos- sem comer, vivendo apenas com a sua comunhão diária.
Certa vez os magistrados do local ordenaram que sua cela fosse vigiada por 28 dias para ter a certeza que ninguém lá entrava ou levava comida.
Uma vez o Bispo Thomas foi visita-lo e notando sua pele extremamente seca, e praticamente em carne e osso, ordenou que ele comesse um pedaço de pão e bebesse um pouco de vinho que havia levado. Nicolau recusou, mas o bispo insistiu e ele obedeceu, mas engasgou-se com o pedaço de pão e o bispo viu então que seu jejum era um Dom Divino.
A sua reputação de santidade espalhou-se e ele atraiu estudantes espirituais. Em 1481 ele foi chamado para intermediar uma disputa que ameaçava a Suíça de uma guerra civil. Ele deixou sua ermida e se dedicou ao serviço e teve sucesso em evitar o conflito. Ele recebeu os poderosos – inclusive o Imperador Frederico III- os humildes, as crianças e muitos peregrinos vinham a sua cela para receber o seu conselho.
Ele é considerado por muitos como Pai de seu país e honrado tanto pelos católicos como pelos protestantes suíços pela sua sabedoria, santidade e trabalho para unificar o seu país. Faleceu em 21 de março de 1487 de causas naturais. Foi canonizado em 1947 pelo Papa Pio XII .
É o padroeiro dos conselheiros, magistrados, grandes famílias e da Suíça .
Sua festa é celebrada no dia 21 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário