O Santo Nome de Jesus é poderoso e traz muitas graças a todos àqueles que o invocam com amor e devoção. Nas escrituras podemos ver a força desse Santo Nome. Ainda no Antigo Testamento o profeta Joel falava em profecia:
« Mas todo o que invocar o nome do Senhor será poupado, porque, sobre o monte Sião e em Jerusalém, haverá um resto, como o Senhor disse, e entre os sobreviventes estarão os que o Senhor tiver chamado ». (Jl 3,5)
O que Joel diz a respeito de Javé, São Pedro torna a repetir no Livro dos Actos dos Apóstolos logo após o momento de Pentecostes, dessa vez falando sobre o Nosso Senhor Jesus Cristo:
« E então todo o que invocar o nome do Senhor (Jesus) será salvo » (At 2,21)
Por isso São Paulo ensina que:
« Do céu abaixo, nenhum outro nome foi dado aos homens pelo o qual nos cumpra fazer a nossa salvação ». (Rm 4,12)
Se invocamos com devoção e amor o nome de Jesus, esta invocação tem força e poder para salvar-nos do perigo de sermos vítima do inimigo infernal. Satanás tem um verdadeiro pavor deste Nome. A respeito do Nome de Jesus, São Jerónimo dizia:
« Os demónios têm medo deste Nome, que os faz tremer. E nós podemos afugentá-los, invocando o Nome de Jesus crucificado ». (São Jerónimo)
O nome de Jesus dá vigor aos mártires e a todos os fiéis que lutam pela fé. Foi esse nome que ajudou e ajuda a quem Ele invoca a triunfar generosamente em todos os obstáculos, todas as perseguições e até na hora da própria morte. O mundo, à semelhança do demónio, seu soberano, se agita ao ouvir o Nome de Jesus. Queria (e quer até hoje) que não mais se pronunciasse este Nome e cheio de ódio, com o Sinédrio de Jerusalém, até hoje declara:
« Ameacemo-los, para que daqui em diante não falem neste nome a homem nenhum ». (At 4,17)
Mas em virtude deste Santo Nome os eleitos, para a confusão do mundo, operam verdadeiros milagres, segundo a profecia do próprio Salvador:
« Em meu nome expulsarão os demónios, falarão novas línguas, manusearão as serpentes e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal; porão as mãos sobre os enfermos e serão curados ». (Mc. 16, 17)
O nome de Jesus produz sempre grande milagre de aplacar as mais furiosas tempestades na alma daqueles que o invocam devotamente. São Bernardo dizia:
« Há entre vós alguém que se ache triste? Entre-lhe Jesus no coração e digam-no os lábios; e eis que, ao pronunciar este Nome, as nuvens se dissipam e volta a serenidade. Se entre vós houver quem tenha caído em falta grave e, deixando-se levar pelo desespero, nutrir ideias de suicídio: não voltará ao amor da vida, se invocar este nome da vida? » (São Bernardo)
Portanto amigos do Dominus Vobiscum, invoquemos o Santíssimo Nome de Jesus nas tentações, nas perseguições, na aflição. Invoquemos sempre.
« Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, tudo seja em nome do Senhor Jesus Cristo, rendendo raças por ele a Deus Padre ». (Cl 3,17)
Pronunciemos muitas vezes em vida este Nome de salvação, para que o possamos pronunciar na morte, qual penhor seguro da felicidade eterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário