quarta-feira, 29 de julho de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Caminhada batismal”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
361. Uma comunidade batismal.
            A liturgia atual tem três temáticas para a Quaresma no ciclo dos três anos: o primeiro é o caminho batismal da Igreja, o segundo é a glorificação de Cristo dentro do quadro das alianças do Antigo Testamento, e o terceiro é a chamada à conversão e perdão. O caráter penitencial advém do caráter batismal. Tudo se funda no Mistério Pascal de Cristo, isto é, sua Vida, Missão, Morte, Ressurreição, Ascensão e envio do Espírito Santo. Não só celebramos a memória de um fato passado, mas nos inserimos nesse Mistério pela fé e pela participação simbólica nos sacramentos pascais: Batismo, Crisma e Eucaristia. Não só celebramos um fato mas o mostramos com uma vida de contínua conversão. Essa é a continuada Ressurreição que envolve todos os que morreram com Cristo para ressuscitar com Ele. Podemos notar que as leituras do ciclo A (samaritana, o cego de nascença e a ressurreição de Lázaro – a água, a luz e a vida) são batismais. Por causa da celebração do Batismo fizeram-se todos os ritos que possuímos para celebrar a Páscoa de Jesus. Pelo Batismo participamos pessoalmente da passagem de Cristo ao Pai por sua morte, sepultura e ressurreição.
362. Ritos batismais
            Jesus manda batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28,19); Batizar significa mergulhar na água. Os apóstolos batizavam. Já no século III temos determinações sobre o batismo por etapas. O sacerdote Hipólito,de Roma, (no ano 217), descreve o batismo administrado em etapas em três anos. Quem pedia o batismo era examinado, entrava em uma catequese de 3 anos e sua vida era examinada. Quem era escolhido para o batismo podia já participar da primeira parte da missa e escutar a Palavra. Nas vésperas do Batismo eles se lavavam na Quinta-Feira Santa; na Sexta-Feira e Sábado faziam jejum. Na noite de Páscoa eram trazidos para o local do batismo. Começavam as cerimônias próprias. Só levavam consigo pão e vinho para oferecer para a celebração da eucaristia, na qual participavam pela primeira vez totalmente. Ao canto do galo se benzia a água. Tiravam as roupas. Primeiro batizavam as crianças. Os pais respondiam por elas. Depois os adultos. Benziam-se os óleos. Fazia-se a renúncia, passava-se o óleo dos catecúmenos. Entravam nus na água. Os que iam ser batizados faziam a profissão de fé respondendo; creio. Saindo da água eram ungidos pelo bispo com o óleo de ação de graças. Os batizados eram revestidos com as vestes brancas. O bispo impunha-lhes as mãos fazendo uma prece para que recebessem o Espírito Santo. A seguir derramava o óleo de ação de graças sobre suas cabeças dizendo: “Eu te unjo com o óleo santo, em Deus Pai onipotente, Cristo Jesus e no Espírito Santo”. E dava a paz. É a Crisma. Depois recebiam a explicação dos ritos. Participavam pela primeira vez da Eucaristia. O ritual foi se estabelecendo pelos séculos.
363. Iniciação cristã hoje.

            Com o passar do tempo, o batismo não se fazia para adultos convertidos, pois a população já era cristã. Tornou-se um batismo de crianças, que sempre houve. O ritual, perdeu muito de sua riqueza simbólica, como em geral a liturgia. Com o Vaticano procurou-se resgatar a tradição, sobretudo para o batismo de adultos. Os cursos de batismo têm ajudado bastante. Temos uma novena de batismo. É preciso criar para melhor. O melhor modo é envolver mais a família e padrinhos mais com símbolos do que com palavras e conceitos. Assim, experimentando melhor, podem entender mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário