Evangelho segundo São Mateus 11,28-30.
Naquele tempo, Jesus exclamou: «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».
Tradução litúrgica da Bíblia
(1347-1380)
Terceira dominicana,
doutora da Igreja,
copadroeira da Europa
O dom da conformidade com Cristo,
Capítulo XXIII, n.° 53
«Vinde a Mim»
Santa Catarina ouviu Jesus dizer-lhe: Todos vós fostes chamados, em geral e em particular, pela minha Verdade, o meu Filho, quando, na angústia do desejo, Ele bradou no Templo: «Quem tem sede, venha a Mim e beba; Eu sou a Fonte da água viva» (cf Jo 7,37). Ele não disse: «Vá ter com o Pai e beba», mas: «Venha a Mim».
O sofrimento não pode chegar a Mim, o Pai, chega ao meu Filho. Também vós, enquanto sois peregrinos e viajantes nesta vida mortal, não podeis avançar sem encontrar a dor, porque o pecado faz que a terra produza espinhos, como já vos disse. Foi por isso que Ele disse: «Venha a Mim e beba». Pois, seguindo a sua doutrina, seja pela observância dos mandamentos unida ao amor dos conselhos, seja pela prática real e simultânea dos preceitos e dos conselhos, isto é, pela caridade perfeita ou pela caridade comum, seja qual for o caminho que tomardes, podeis ir a Ele, que vos dará de beber, e saboreareis o fruto do sangue pela união da natureza divina com a natureza humana.
Encontrando-vos nele, encontrar-vos-eis em Mim, que sou um oceano de paz, porque Eu sou um com Ele, como Ele é um comigo. Assim, sois convidados a ir à fonte da água viva da graça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário