Os Beatos Cláudio Béguinot e Lázaro Tiersot foram dois cartuxos que morreram como mártires durante a Revolução Francesa. Eles são celebrados no dia 16 de julho, data da morte do Beato Cláudio, de acordo com o site Evangelio del dia.org. O Beato Lázaro morreu em 10 de agosto do mesmo ano. Ambos foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 1995.
Contexto Histórico:
Cláudio Béguinot, natural de Langres, e Lázaro Tiersot, de Semur-en-Auxois, eram membros da Ordem dos Cartuxos, que tiveram muitos de seus membros martirizados durante a Revolução Francesa por se recusarem a prestar o juramento constitucional.
Martírio:
O Beato Cláudio morreu em 16 de julho de 1794, a bordo do navio-prisão "Deux-Associés", e o Beato Lázaro morreu em 10 de agosto de 1794, no navio-prisão "Washington". Ambos foram vítimas das condições cruéis nas prisões durante a Revolução, onde morreram por causa da miséria e doenças, segundo o site da Ordem dos Cartuxos.
Outros Cartuxos Martirizados:
Além de Cláudio e Lázaro, vários outros cartuxos foram martirizados durante a Revolução Francesa. Alguns exemplos incluem Dom Pedro Brizard, Dom Pacôme Lassus, e os Padres André Jacquet, Marcelo Liottier, Miguel Poncet, Estevão Ballet e Antelmo Monier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário