sábado, 12 de julho de 2025

Beata Marta do Bom Anjo (Maria Cluse) Virgem Santíssima do Santíssimo Sacramento, mártir Festa: 12 de julho

(*)Bouvante, França, 5 de dezembro de 1761
(+)Orange, França, 12 de julho de 1794 
 Emblema: Palma 
Martirológio Romano: Em Orange, na Provença, na França, as Bem-Aventuradas Rosa de São Xavier (Madalena Teresa) Tallien, Marta do Bom Anjo (Maria) Cluse, Maria de Santo Henrique (Margarida Leonor) de Justamond e Joana Maria de São Bernardo de Romillon, virgens e mártires, que alcançaram a palma do martírio durante a Revolução Francesa. 
Nascida em Bouvante (Drôme) em 5 de dezembro de 1761, foi admitida como freira leiga nas Irmãs Sacramentinas de Bollene e fez sua profissão em 4 de novembro de 1783. Presa em 22 de abril de 1794 por ter, juntamente com outras freiras, recusado o juramento de liberdade e igualdade, foi levada perante a Comissão Popular de Orange em 12 de julho e executada no mesmo dia, após rejeitar as investidas de seu carrasco. Impressionado com sua beleza, ele a propôs: "Faça o seu trabalho; esta noite, quero jantar com os anjos." Ela estava entre as mais jovens das freiras mártires: tinha 32 anos. Foi beatificada em 10 de maio de 1925, e sua festa é celebrada em 9 de julho. 
Autor: Raymond Darricau 
Fonte: Biblioteca Sanctorum 
Nota: Para mais informações: André Reyne - Daniel Brehier "Os Mártires de Orange. A Perseguição aos Católicos na França Jacobina" The Circle

Nenhum comentário:

Postar um comentário