Etimologia: Vitaliano = filho de Vitale
Emblema: Cajado pastoral
Um hagiógrafo identificou São Vitaliano de Osimo com São Vitaliano de Cápua (3 de setembro e 16 de julho), mas isso foi contestado por outros estudiosos, porque os dois bispos, na verdade, viveram no século VIII, mas sua atividade pastoral ocorreu distintamente nas duas cidades mencionadas.
O culto popular a São Vitaliano em Osimo remonta pelo menos ao início do século XVII, mesmo que nenhum ato oficial de canonização seja registrado.
Nenhum dado biográfico específico é conhecido, exceto que ele foi bispo de Osimo (Ancona) por 33 anos no século VIII e é controversamente considerado o sucessor imediato de São Leopardo, o primeiro bispo da cidade.
Essa informação sugere que São Leopardo também viveu no século VIII, mas na realidade ele viveu vários séculos antes; São Vitaliano mandou construir ou reconstruir a catedral em ruínas dedicada a São Leopardo; e ele também foi sepultado nesta igreja.
Em 1755, uma resolução do Município de Osimo o incluiu entre os santos padroeiros da cidade de Marche; ele é comemorado em 16 de julho.
Autor: Antonio Borrelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário