terça-feira, 8 de julho de 2025

08 de julho - Santo Adriano III - Papa

Muito pouco sabemos da vida de santo Adriano III. O Liber Pontificalis diz-nos somente que era romano, filho de Bento, e que governou a Igreja por um ano apenas. Foi eleito em 17 de maio de 884, sucedendo o Papa Marino I, sendo o Papa de número 109. Confirmou tudo o que tinham feito seus antecessores. Os poucos dados biográficos referem-se à narração de sua morte, da sepultura e dos milagres operados. Os Anais de Fulda do ano de 885 contam a partida de Adriano III de Roma, sua morte e sepultura no mosteiro de Nonantola. Ele morreu perto de Modena no verão do ano seguinte, a caminho da dieta convocada por Carlos Magno, Carlos, o Gordo, que convidara Adriano III à dieta de Worms, pois a presença do papa haveria de sancionar a autoridade imperial do herdeiro do sacro império romano. Um particular interessante da personalidade deste santo é sua atitude conciliadora com o patriarca de Constantinopla, ao qual comunicou a própria eleição. Seu culto foi confirmado em 1891. Durante o breve pontificado de Santo Adriano III, Roma foi devastada pela fome e o Papa fez tudo ao seu alcance para aliviar o sofrimento do povo. Flodoardo, o cronista da diocese de Reims, o elogia como pai de seus irmãos no episcopado.
Século IX - Nonantola, 885 (Papa de 17/05/884 a 09/885)
Pouco se sabe sobre sua vida. O "Liber Pontificalis" nos diz que ele era romano e que governou a Igreja por apenas um ano, de 884 a 885. Ele manteve uma atitude conciliatória com o patriarca de Constantinopla Fócio e, convidado por Carlos, o Gordo - sucessor de Carlos Magno - para a Dieta de Worms, morreu durante a viagem. O imperador havia chamado o pontífice, já que sua presença sancionaria a autoridade imperial do herdeiro do Sacro Império Romano. Ele está enterrado no mosteiro de Nonantola, na área de Modena.
Etimologia: Adriano = nativo de Adria (Rovigo), do latim
Martirológio Romano: Em Spina Lamberti in Emilia, trânsito de Santo Adriano III, papa, que tentou por todos os meios reconciliar a Igreja de Constantinopla com a de Roma e morreu uma morte santa, atingido durante uma viagem à França por uma doença grave. 
Muito pouco se sabe sobre a vida de Santo Adriano III. O Liber Pontificalis nos diz apenas que ele era romano, filho de Bento, e que governou a Igreja por apenas um ano, de 884 a 885. Os poucos dados biográficos dizem respeito à história de sua morte, sepultamento e milagres realizados. Os Annales Fuldenses no ano de 885 referem-se à partida de Adriano III de Roma, sua morte e sepultamento no mosteiro de Nonantola. A viagem do pontífice foi a resposta ao convite do sucessor de Carlos Magno, Carlos, o Gordo, que havia convidado Adriano III para a dieta de Worms, já que a presença do papa sancionaria a autoridade imperial do herdeiro do Sacro Império Romano. Um detalhe interessante da personalidade deste santo é sua atitude conciliatória com o patriarca de Constantinopla Fócio, a quem comunicou sua eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário