quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Crescer em Cristo”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
840.Uma vida que dura
            Refletimos sobre etapas da vida, sobre noites do espírito, sobre fragilidades que nos sustentam. Mas sempre falamos da vida. Ela permanece. Quando falamos de vida espiritual, ou melhor, da vida como um todo, corpo, mente e espírito, estamos nos referindo não só a um amontoado de dias que pesam em nossos calendários, mas daquela Vida que fura o tempo e ultrapassa os umbrais da eternidade, aliás, que vivemos já: “Quem crê em mim tem a vida eterna” (Jo 6,47). Deus nos fez participantes de Sua Vida. Jesus veio ao mundo para nos dar esta Vida e o Espírito é a Vida que habita em nós (1Cor, 3,16). O corpo não é só matéria intelectual que pensa, sente, age. A pessoa participa de algo mais que lhe é oferecido por Deus: A Vida que é a comunhão com Ele. Vivemos a novidade da Vida. A vida cristã é formada de tantos atos de piedade e de religião, de opções e definições claras por Deus. O fundamento, contudo, não está aí. Estes momentos são frutos desta Vida que está em nós. A Santidade de Deus habita em nós. A correspondência que temos a esta presença são essas realidades visíveis que tanta alegria nos dão. Insistimos em manter estes momentos espirituais, o que é muito bom. O que precisamos é ser consciente que há uma Presença com a qual estamos em plena comunhão de Vida. Pelo Batismo fomos unidos a esta Vida. Esta vida permanece, como Jesus explica na parábola da videira e os ramos: “Permanecei em mim, como Eu em vós”... Vemos como produzimos os frutos: “Aquele que permanece em mim e Eu nele, produz muito fruto” (Jo 15, 4-5). Buscamos Deus tão longe, quando Ele permanece em nós. Tudo isso se chama vida teologal que se torna perceptível em nossa vida a presença salvífica e a bondade misericordiosa de Deus. Como temos a vida em nós,  estamos “revestidos de Cristo” (Cl 3,10). O crescimento desta Vida de Deus será uma apropriação permanente e se manifesta pela fé, esperança e caridade.
841.Vida sempre nova
            A Igreja cresce não em número de fiéis, território ou poder, mas no interior de cada um que, crendo em Cristo, vive a Vida Nova. “A vida pessoal de cada cristão, é uma história da salvação em dimensão pessoal e resumida” (F. Ruiz). O crescimento é da pessoa espiritual e não da espiritualidade da pessoa. Paulo nos ensina o que significa crescer em Cristo: Cada um com seu dom e seu ministério tem uma função no Corpo de Cristo “para que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento perfeito do Filho de Deus, como homens perfeitos, na medida da plenitude de Cristo, para que não sejamos levados por qualquer vento de doutrina... Mas apegando-nos à verdade em amor, cresceremos em tudo em direção àquele que é a Cabeça, Cristo, cujo Corpo... realiza seu crescimento para sua própria edificação no amor” (Ef 4,11-16). Crescer em Cristo é unir-se a Ele.
842.Crescendo como gente
            Não sabemos como uma semente brota e cresce (Mc 4,27). É uma força interior. O mesmo acontece com a vida divina em nós. Podemos compará-la também ao crescimento da pessoa. Tudo cresce como um todo, desde o primeiro momento da vida, harmonicamente. Assim, a Vida Divina em nós se desenvolve, sem sabermos como, pela ação do Espírito, e produz o fruto da comunhão com Deus em Cristo. Produz os frutos de Deus. A Vida é de Deus. Em nós tem o fruto divino do amor, da misericórdia. Fazemos as escolhas de Cristo e nos configuramos à sua mentalidade e aos seus sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário