Apóstolo e Padroeiro da Suécia.
Interveio em favor dos assassinos de seus sobrinhos,
o que contribuiu à conversão daqueles.
(*)Inglaterra sec. X – (✝︎)Växjö (Suécia), 1030
Ele foi bispo missionário originalmente da Inglaterra, de onde se mudou por volta de 995, primeiro para a Noruega e depois para a Suécia. Ele teria chegado até lá pela Dinamarca, parando em Värend, onde teria construído uma igreja. Segundo antigas tradições locais, ele confiou a administração de sua pequena comunidade a três companheiros missionários para irem à nascente em Husaby, onde batizaria o rei Olav Skötkonung. Ao retornar a Värend, descobriu que seus companheiros haviam sido decapitados. Diz-se que Siegfried foi o primeiro bispo de Skara, na região de Gotland, e por sua atividade missionária no país escandinavo é apelidado de "apóstolo da Suécia". Ele morreu em Växjo por volta de 1030. Seu culto é particularmente difundido na Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca desde o século XIII. Suas relíquias são encontradas em Copenhague e Roskilde. (Avvenire)
Etimologia: Siegfried = com vitória ele concede a paz, segundo o alemão
Emblema: Equipe pastoral
Martirológio Romano: Em Växjö, na Suécia, São Siphrey, bispo: de origem inglesa, evangelizou o povo desta região com grande zelo e batizou o próprio rei Olaf em Cristo.
Ele faz parte desse grupo de missionários cristãos que deixaram a própria Inglaterra católica da época para evangelizar os povos do norte da Europa.
Sigfrid foi um bispo missionário inglês, que pregou na Suécia na época do rei Olav († 1024); segundo uma lenda escrita em 1205, ele chegou a Värend passando pela Dinamarca, onde professou a religião cristã, construindo também uma igreja.
Ele deixou Värend com três companheiros missionários e foi batizar o rei Olav Kötkonung, cerimônia que ocorreu na nascente de Husaby, segundo as mais antigas lendas dos reis suecos.
Quando retornou a Värend, descobriu que seus três companheiros haviam sido decapitados. Nada mais se sabe; segundo a história dos bispos locais, Siegfried foi o primeiro bispo de Skara, mas ainda assim colocava seu apostolado em Växjö, onde morreu por volta de 1030.
Sua festa é 15 de fevereiro. O culto era amplamente difundido na Suécia, pelo menos até o advento do protestantismo; Smäland é a região com o maior número de suas memórias; perto de Husaby há duas nascentes, uma delas Britas e a outra de São Sigfrid e na igreja local há uma estátua que o representa com roupas de bispo e segurando uma bacia, onde estão colocadas as três cabeças de seus companheiros mortos.
Växjö, no entanto, é o centro do culto que lhe é pago e, em muitas igrejas da região, há esculturas de madeira de Sigfrido, geralmente datadas do final da Idade Média.
Autor: Antonio Borrelli
http://alexandrinadebalasar.free.fr/martirologio_02.htm#15

Nenhum comentário:
Postar um comentário