quinta-feira, 1 de maio de 2014

1° DE MAIO – JOSÉ, OPERÁRIO SILENCIOSO

Hoje é festa de S. José Operário é e Dia do Trabalhador. Queremos celebrar todos os trabalhadores e trabalhadoras, sem exceção. Do faxineiro ao prefeito da cidade, da professora à funcionária doméstica, do dono da terra ao seu empregado rural. Parabéns a você, trabalhador e trabalhadora! O Evangelho narra que Jesus ensinava na sinagoga de Nazaré, de modo que os ouvintes ficavam admirados. E comentavam entre si: 
-“De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro?” 
Isso mostra que S. José era um profissional, um homem que amava o trabalho, amava tanto que era conhecido na cidade como “o carpinteiro”. E demonstra também que seus ouvintes tinham certo preconceito contra a profissão de carpinteiro, que era uma profissão humilde. Homenageamos S. José, carpinteiro,
Maria, a esposa e dona de casa, e Jesus que também exercia, junto com o pai, a profissão de carpinteiro. E depois, na vida pública, continuou trabalhando. Maria Santíssima, além do seu trabalho em casa, ainda encontrava tempo para ajudar as pessoas, como a sua prima Isabel, os noivos de Caná etc. O mundo do trabalho - O trabalho, além de garantir o sustento nosso e da nossa família, nos dignifica, nos realiza e desenvolve as nossas qualidades. O trabalho afasta as tentações. O trabalho é uma bênção de Deus. A sociedade deve ser organizada de tal modo que todos tenham oportunidade de trabalhar. O desemprego é um pecado social. É triste ver filas enormes de gente procurando trabalho. Por outro lado há os que pegam dois ou mais empregos, deixando os outros sem nada. A organização de cooperativas e de sindicatos é um excelente recurso de que os trabalhadores dispõem para defender seus direitos. Que não haja desemprego nem trabalho informal, pois todos têm direito aos benefícios das leis trabalhistas. Quanto aos trabalhadores, que sejam honestos e dignos de confiança. 
S. José operário, rogai por nós!
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário