Martirógio Romano: Em Alexandria, Egito, São Teôn, bispo, que foi professor e predecessor de São Pedro, o Mártir.
São Teon ou Teão é um bispo de Alexandria que viveu no século III.
Segundo o testemunho de Eusébio, na lista dos bispos de Alexandria, ele sucedeu Máximo no governo da diocese por dezenove anos, entre 281 e 300. Depois dele, governou a igreja de São Pedro I. São Teon foi bispo, coincidindo com a primeira parte do reinado de Diocleciano, um período em que a igreja tinha garantida uma era de paz.
Teona converteu-se e batizou numerosos pagãos, aumentou o "didascaleion" ao qual Aquilas presidiu e ordenou bons presbíteros, incluindo Pedro e Pierio.
Finalmente, começou a construção de uma igreja, que após sua conclusão foi dedicada a São Alexandre.
Não temos informações sobre a vida e obras de São Teon, e as cartas que ele teria escrito a Lúcio, ministro de Diocleciano, segundo os historiadores Beatiffol e Harnack, acabaram sendo uma falsificação, tendo sido escritas por outro Teon, bispo de Cícico.
No que diz respeito ao seu culto, deve-se lembrar que São Anastácio, em sua "Apologia" a Constantino, relata que em Alexandria havia uma igreja dedicada a São Teon pelo bispo Alexandre. A igreja também foi mencionada nos "Atos dos Santos Pacômio e Teodoro".
No Sinaxário Árabe-Jacobita da Igreja Copta, onde ele é celebrado em 28 de dezembro, ele é lembrado e elogiado por sua cultura e bondade.
No Martirológio Romano, a festa do bispo São Teon foi marcada para 28 de agosto, data escolhida arbitrariamente por Adônis e reproposta por Usuardo.
Autor: Mauro Bonato
%20de%20Alexandria.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário