segunda-feira, 13 de outubro de 2025

São Teófilo de Antioquia, Bispo Dia da Festa: 13 de outubro século II

No 169, Teófilo foi o sexto Bispo de Antioquia, depois do apóstolo Pedro e Teófilo. De origem pagã, converteu-se ao cristianismo observando seus costumes e lendo a Bíblia. Foi autor de muitas obras contra as heresias da época, em defesa da doutrina da fé e com comentários sobre as Escrituras.
https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia.html
Emblema: Cajado pastoral 
Martirológio Romano: Comemoração de São Teófilo, bispo de Antioquia, homem de grande erudição, que ocupou o pontificado desta Igreja, o sexto depois do bem-aventurado Apóstolo Pedro, e escreveu uma obra contra Marcião para defender a verdadeira fé. 
São Teófilo, Bispo de Antioquia, foi autor de muitas obras, algumas das quais sobreviveram, enquanto outras são conhecidas apenas pelo título. Nas páginas dessas obras, podemos ouvir as palavras do Santo em defesa da doutrina e da fé cristãs, mesmo então alvo de acusações por parte de descrentes e perversos. "Mas se me disseres", escreveu o antigo Bispo, "Mostra-me o teu Deus", eu te direi: "Mostra-me o teu homem, e eu te mostrarei o meu Deus. Mostra-me, pois, que os olhos da tua alma veem claramente, e os ouvidos do teu coração entendem bem... " Deus se revela àqueles que podem vê-lo, quando estes abrem os olhos da alma. Todos têm bons olhos, mas alguns os velaram, incapazes de ver a luz do sol. No entanto, o fato de os cegos não poderem ver não prova de forma alguma que a luz do sol não apareça. Os cegos culpam a si mesmos e aos seus olhos. "Da mesma forma, meu filho, se você tiver os olhos da sua alma velados pelos seus pecados e maus hábitos, não conseguirá ver a luz. Como um espelho transparente: assim o homem deve manter a sua alma pura. " Se o espelho estiver enferrujado, o rosto do homem não aparece em sua superfície. Da mesma forma, se o homem for pecador, não poderá contemplar a Deus. O autor destas frases, que o próprio Santo Agostinho mais tarde retomaria, nasceu numa região do Oriente, perto do Tigre e do Eufrates. Era pagão e recebeu uma educação helenística. Converteu-se observando os costumes dos cristãos, claramente superiores aos dos pagãos, e lendo a Bíblia. Mais tarde, usaria habilmente suas experiências como convertido e seu conhecimento da cultura profana em suas polêmicas contra os incrédulos e os filósofos helenizantes. Foi eleito Bispo de Antioquia em 169 e ainda ocupava o cargo pastoral da grande cidade, onde o próprio São Pedro tivera sua primeira cátedra, com a morte de Marco Aurélio, em 180. Talvez também tenha visto os primeiros anos do Império de Cômodo, seu sucessor. Os cuidados apostólicos, em meio a uma das comunidades mais populosas e também mais agitadas do mundo cristão primitivo, não o distraíram de seus estudos e atividade intelectual. Escreveu obras polêmicas contra os hereges da época. obras catequéticas comentando as Escrituras e obras históricas para desmistificar mitos pagãos. Em suma, foi um bispo que deixou uma forte marca de sua inteligência e cultura na história da época, assim como deixou vestígios de sua caridade e misericórdia nas almas que lhe foram confiadas. 
Fonte: Arquivo Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário