Evangelho segundo São Lucas 4,24-30.
Naquele tempo, Jesus veio a Nazaré e falou ao povo na sinagoga, dizendo: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra.
Em verdade vos digo que havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a Terra;
contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região da Sidónia.
Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta Eliseu; contudo, nenhum deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã».
Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga.
Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-no até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo.
Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.
Tradução litúrgica da Bíblia
Bispo de Milão, doutor da Igreja
Os Mistérios, § 16. 18-21
A quaresma conduz, pelo batismo, à ressurreição
Naamã era sírio e tinha lepra, uma doença incurável. Então, uma jovem prisioneira disse-lhe que havia em Israel um profeta que podia curá-lo da lepra. Já é tempo de descobrires quem era aquela jovem prisioneira. Era a figura da mais nova assembleia entre as nações, isto é, da Igreja do Senhor. Antes, quando não possuía ainda a liberdade da graça, fora humilhada pelo cativeiro do pecado. Mas, a seu conselho, este povo que não era ainda um povo escutou a palavra dos profetas, da qual duvidara durante muito tempo. Em seguida, quando acreditou que devia segui-la, o povo foi purificado de todo o contágio do pecado. Naamã duvidou antes de ser curado; mas tu já foste curado e por isso não deves duvidar.
Já te foi dito que não deves acreditar apenas no que vês ao aproximares-te do batistério, para que digas: «É este o grande mistério que nem os olhos viram, nem os ouvidos ouviram, nem jamais passou pelo pensamento do homem (cf 1Cor 2,9)? Eu vejo as águas que via todos os dias. São estas águas a que tantas vezes desci sem ter sido purificado que vão agora purificar-me?» Deves reconhecer que a água não purifica sem o Espírito. Por isso, leste que no batismo as três testemunhas – a água, o sangue e o Espírito (cf 1Jo 5,7-8) – são uma só; porque, se prescindires de uma delas, já não há sacramento do batismo. Que é a água sem a cruz de Cristo? É um elemento comum, sem nenhuma eficácia sacramental. Mas também é verdade que sem a água não há mistério da regeneração: «Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus» (Jo 3,5). O catecúmeno também acredita na cruz do Senhor Jesus, com a qual é assinalado; mas, se não for batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, não pode receber o perdão dos pecados nem obter o dom da graça espiritual.
O sírio Naamã mergulhou sete vezes, segundo a Lei; tu, porém, foste batizado em nome da Trindade. Proclamaste a tua fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Morreste para o mundo, ressuscitaste para Deus e, de certo modo sepultado naquele elemento do mundo, morto para o pecado, ressuscitaste para a vida eterna (cf Rom 6,4).
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