sábado, 13 de dezembro de 2025
REFLETINDO A PALAVRA - “Santidade na simplicidade”
EVANGELHO DO DIA 13 DE DEZEMBRO
13 de dezembro - Beato Antônio Grassi
13 de dezembro - Beato João Marinoni
Santo Ariston Mártir Festa: 13 de dezembro
Luzia(Lúcia) de Siracusa Mártir, Santa
Odília da Alsácia Religiosa, Fundadora, Santa 660-720
Maria Madalena da Paixão Religiosa, Fundadora, Beata 1845-1921
ORAÇÕES - 13 DE DEZEMBRO
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
REFLETINDO A PALAVRA - “Provai e vede”
EVANGELHO DO DIA 12 DE DEZEMBRO
12 de dezembro - Beato Tiago Capocci de Viterbo
Beato Pio (Ludwik) Bartosik Sacerdote dos Frades Menores Conventuais, mártir Festa: 12 de dezembro
São Simon Phan Ðàc Hòa Médico, prefeito, mártir Festa: 12 de dezembro
São Vicelino de Oldemburgo Bispo Festa: 12 de dezembro
Santa Eulália de Asti Virgem e mártir Festa: 12 de dezembro
Beata Pribislava, irmã de São Venceslau, mártir - 12 de dezembro
A mais antiga Vita de São Venceslau, do século X, narra que o duque Vratislau, pai de Venceslau e de Boleslau, tinha também quatro filhas que se casaram com duques de povos vizinhos. Uma delas era Pribislava, que muito provavelmente se casou com o duque dos Croatas, população próxima dos Boêmios. Outros detalhes são fornecidos pela Vita et Passio de São Venceslau e de Santa Ludmila, obra de Cristiano (fim do século X), que indica inclusive o nome de Pribislava. Segundo esta fonte, Pribislava tinha uma vida muito piedosa e após a morte prematura do esposo "tomou o véu sagrado", o que parece significar que ela ingressou no mosteiro das beneditinas de São Jorge, dentro do castelo de Praga, fundado por volta do ano 970 e o único na Boêmia daquele tempo.Segundo Cristiano, algum tempo depois da morte de Venceslau, Pribislava encontrou no próprio local do martírio, entre a igreja dos Santos Cosme e Damião e uma árvore, a orelha que fora cortada durante o suplício do irmão. Segundo o monge Lourenço, autor de uma Vita de São Venceslau, tratou-se, porém, de parte da mão. Ao entrar em contato com o corpo do santo, a orelha, segundo antigas narrativas recordadas nas legendas, pregou-se à cabeça. Pribislava esteve também presente na exumação do corpo de seu irmão no túmulo original no castelo de Praga, que ocorreu depois de um certo tempo. No mesmo castelo ela foi sepultada provavelmente no cemitério próximo do templo redondo de São Vítor, fundado por São Venceslau. Em 1367, após uma solene consagração da capela de São Venceslau, ainda hoje incorporada à catedral gótica de São Vítor, a “venerável e pia senhora Pribislava” foi sepultada dentro da catedral, junto com Podiven, criado de São Venceslau, nos umbrais da capela.
Bartolomeu Bompedoni Monge franciscano, Bem-aventurado 1228-1300
NOSSA SENHORA DE GUADALUPE (México - 1531)
12 DE DEZEMBRO – NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

CONTINUA EM MAIS INFORMAÇÕES
ORAÇÕES - 12 DE DEZEMBRO
quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
REFLETINDO A PALAVRA - “A bela face da Igreja”
EVANGELHO DO DIA 11 DE DEZEMBRO
Beato Ugolino Magalotti da Fiegni Franciscano Terciário, eremita
11 de dezembro - Beatos Martino Lumbreras e Melchiorre Sánchez
11 de dezembro - São Daniel, o Estilita
11 de dezembro - Beato Jerônimo Ranuzzi
Beata Vilburga, Reclusa de São Floriano - 11 de dezembro
A figura desta Beata, uma vida de reclusa em extrema penitência, é difícil de ser compreendida pela mentalidade moderna voltada para uma liberdade e um prazer desenfreados. Vilburga (também conhecida como Wilburgis, Wilberg), que nasceu no território da Áustria atual, viveu durante quarenta anos em uma cela. Vilburga nasceu nas proximidades da Abadia de São Floriano. O pai, Henrique, morreu durante uma peregrinação a Jerusalém; ela foi educada sob os cuidados da mãe e da governanta. Aos 16 anos, com a amiga Matilde, fez uma peregrinação, longa e corajosa para aqueles tempos, sobretudo por uma jovem sozinha, a São Tiago de Compostela, na Espanha, uma das grandes metas de peregrinação na Idade Média. De volta a sua terra natal, a amiga Matilde desejava fazer com ela uma outra peregrinação, desta vez a Roma. Mas Vilburga já fizera uma escolha mais definitiva e completa de sua vida. Renunciando ao mundo, no dia da Ascenção de 1248, se fechou solenemente em uma cela junto à igreja dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho de São Floriano. A Abadia de São Floriano era já renomada e ainda hoje sua fama persiste. Os eremitas daquele século escolhiam esta forma de isolamento, isolavam-se em pequenas construções erigidas no exterior dos conventos, mas bastante próximas para que eles usufruíssem da direção espiritual dos monges.
Beata Maria della Colonna (Pilar) Villalonga Villalba, Virgem e mártir - Festa: 11 de dezembro
Sta. Maria Maravilhas de Jesus, Fundadora - Festa 11 de dezembro
Dâmaso de Roma Baluarte da Igreja primitiva, Papa e Santo 305-382
QUÃO BELA ÉS MARIA! e NATAL DE JESUS NÃO É FESTA MUNDANA
![]() |
| PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO(+) REDENTORISTA VICE-POSTULADOR DA CAUSA VENERÁVEL PADRE PELÁGIO SAUTER MISSIONÁRIO REDENTORISTA |
Em ti não há mancha original. Assim canta a Igreja neste dia.Pio IX proclamou o dogma, segundo o qual Maria Santíssima foi concebida sem a mancha original. A Igreja não inventa o dogma, recebe-o das Escrituras, da Tradição, da fé do povo de Deus, dos santos escritores, do estudo dos teólogos e das celebrações litúrgicas. O povo de Deus sempre acreditou que Maria foi isenta do pecado original desde o primeiro instante da sua concepção.Maria é a nova Eva e Mãe que alimenta, faz crescer, acompanha e ama. É o modelo do caminhar para Cristo. Em Maria Imaculada somos convidados a viver na pureza dos costumes. 






























