Evangelho segundo São Mateus 18,12-14.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir procurar a que anda tresmalhada?
E, se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo que se alegra mais por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tresmalharam.
Assim também, não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos».
Tradução litúrgica da Bíblia
(340-397)
Bispo de Milão, doutor da Igreja
Comentário ao Salmo 118, 22, 27-30
«Assim também, não é da vontade de meu Pai
que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos»
Vinde, Senhor Jesus, procurai o vosso servo; procurai a vossa ovelha cansada; vinde, Pastor. Enquanto Vos demorais nas montanhas, eis que a vossa ovelha erra, perdida; deixai as outras noventa e nove e vinde procurar aquela que se perdeu. Vinde, sem que ninguém Vos ajude, sem Vos fazerdes anunciar; eu Vos espero. Não tragais o chicote, trazei amor; vinde com a doçura do vosso espírito. Não hesiteis em deixar nas montanhas as noventa e nove ovelhas que possuís; aos altos cumes onde as deixastes, não terão os lobos acesso. Vinde até mim, que me perdi do rebanho das alturas, porque também aí me havíeis posto, mas os lobos da noite fizeram que abandonasse os vossos prados.
Procurai-me, Senhor, pois na minha prece eu Vos procuro. Procurai-me, encontrai-me, perdoai-me, levai-me! Aquele a quem procurais, Vós podereis encontrá-lo, aquele que encontrais, dignai-Vos perdoá-lo, e este a quem perdoais, ponde-o aos vossos ombros. Nunca tal fardo de amor Vos pesará, pois que sem vos afadigardes sois o portageiro da justiça. Vinde portanto, Senhor, porque se é verdade que eu erro, «não hei de esquecer as vossas palavras» (Sl 118,16), e conservo a esperança do remédio. Vinde, Senhor, só Vós podereis chamar a vossa ovelha perdida, e às outras que deixais não causareis mal algum; elas alegrar-se-ão por ver regressar o pecador. Vinde, haverá salvação na Terra e alegria nos Céus (cf Lc 15,7).
Não envieis servos, não envieis mercenários, vinde Vós em pessoa procurar a vossa ovelha. Perdoai-me nesta carne que com Adão caiu. Reconhecei em mim, neste gesto, não o filho de Eva, mas o filho de Maria, Virgem pura, Virgem pela graça sem mácula de pecado; depois, levai-me até à vossa cruz, que é a salvação dos homens perdidos, o único repouso dos homens cansados, a única vida de todos quantos morrem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário